40 anos de fundação

Ações culturais celebram 40 anos do Museu Histórico

Divulgação/Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS - O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) celebra, esta semana, 40 anos de fundação. E para comemorar a data, o órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) preparou uma semana de atividades para todos os públicos. Para as crianças, o projeto "Férias no Museu" está de volta com oficina de percussão, contação de histórias, recreação e visitas monitoradas. Para encerrar a semana comemorativa, será ministrada uma palestra com sobre Joaquim Gomes de Sousa, também conhecido como "Sousinha"; e contará ainda abertura da Exposição de Serigrafia "Coleção Bozano". Toda a programação acontecerá em horários pré-definidos, de 23 a 26 de julho, na sede do MHAM (Rua do Sol, nº 302 - Centro).

"Com estas atividades culturais queremos mostrar a importância do Museu Histórico para os estudantes; e também comemorar os 40 anos da nossa rica história cultural por meio de uma palestra e de uma exposição. Estamos de parabéns porque temos um dos mais belos museus do país", afirmou a diretora do MHAM, Maria Luiza Raposo.

O Projeto "Férias no Museu" começa nesta terça-feira (23) e termina na sexta-feira (27), no horário das 14h às 17h, na sede do MHAM. A ação cultural, voltada para o público infantil, busca a participação de 100 crianças da zona urbana e rural de São Luís. Na terça-feira, 23, a partir das 14h, crianças de cinco a 11 anos estarão atentas para a Contação de História sobre "Ana Jansen".

No dia 24, quarta-feira, o público vai ouvir a Contação de História sobre "A Batalha de Guaxenduba". E na quinta-feira, 25, a Contação de História será sobre "A Balaiada". De 24 a 26, das 14h30 às 17h, o público de 11 anos estará com os sentidos apurados para a Oficina de Percussão que ocorrerá, também, na sede do museu. Mais informações pelo telefone (98) 3218 992.

Para encerrar a semana comemorativa aos 40 anos do museu, o acadêmico Lino Moreira, ministrará uma palestra para todos os públicos sobre Joaquim Gomes de Sousa, o "Sousinha", na sexta, 26, a partir das 19h. Haverá também a abertura da Exposição de Serigrafia "Coleção Bozano", somente para convidados, que estará aberta ao público para visitação monitorada de 01 a 31 de agosto das 9h às 17h.

Sobre o MHAM

Localizado no centro de São Luis, num solar do século XIX, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão - MHAM foi inaugurado em 28 de Julho de 1973, data em que se comemora a adesão do Maranhão à Independência do Brasil.

Com a missão de zelar pelo patrimônio maranhense, divulgar e incentivar todos os segmentos da cultura, o MHAM é reconhecido como a instituição museológica de acervo erudito mais importante do Estado, sendo composto por aproximadamente 10.000 mil peças, dentre elas: mobiliário maranhense da primeira metade do século XIX azulejaria de origem diversa, porcelana, coleção numismática, vidros, cristais, pinturas, esculturas, gravuras, arte sacra católica, arte de origem africana e acervo documental, incluindo o original da obra de Aluízio de Azevedo, "O Mulato", além de uma relevante coleção bibliográfica.

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão é também um local privilegiado para a difusão cultural, dinamizando seus espaços para atividades que fortalecem a identidade cultural maranhense, sejam com projeções de filmes, exposições de curta direção apresentações culturais, visitas monitoradas, espetáculos teatrais, palestras que possibilitam encontros, geram reflexão, debates, fruição artística e difusão cultural.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.