Sistema penitenciário

Sejap investiga fuga em massa na CCPJ de Pedrinhas, em São Luís

Subsecretário Mário Pereira Jr., falou ao <b>Imirante</b> sobre caso registrado no fim de semana.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS – Uma fuga em massa foi registrada na madrugada desse domingo (14) na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital maranhense. Um total de 15 detentos conseguiram escapar. Eles teriam preparado a fuga com antecedência, cavando um túnel de 15 metros, que partiu da cela 5 no bloco C. Até o momento, nenhum foi recapturado.

A Corregedoria da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) vai abrir um inquérito para verificar se houve facilitação na fuga. De acordo com o subsecretário de Justiça e Administração Penitenciária, Mário Pereira Júnior, o que favorece a situação são estruturas antigas do sistema penitenciário do Estado. "Fuga é uma situação em que nós vamos conviver sempre. O que o Estado deve fazer é conter, criar as condições para que isso não ocorra. O Complexo Penitenciário é uma construção antiga, que a gente vem, aos poucos, tentando melhorar, reformando os pavilhões, mas isso demanda tempo, em médio e longo prazo. A gente tem previsão de construção de um presídio de segurança máxima aqui em São Luís, exatamente para suprir a necessidade de colocar presos de alta periculosidade", disse em entrevista à reportagem do Imirante, na manhã desta segunda-feira (15).

São, ao todo, quatro mil presos no sistema penitenciário do Estado. No pavilhão onde aconteceu a fuga, que suporta 180 detentos, estavam 330 presos. "Existe uma superpopulação carcerária, obviamente, que a gente precisa criar políticas para diminuir essa quantidade. Há presos em condições de estar no regime aberto, por exemplo, e continua no regime fechado. Essa situação pode ser, sim, minimizada, desde que haja, como está havendo, um mutirão para que essas pessoas progridam de regime e vão para o regime aberto", concluiu.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.