Saúde

Semana da Saúde do Homem será realizada neste sábado

O evento é alusivo ao Dia do Homem que é comemorado na próxima segunda-feira.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - A Secretaria de Saúde (Semus) realiza de 13 a 19 de julho campanha de prevenção e diagnóstico das DST/AIDS e Hepatites Virais. O evento é alusivo ao Dia do Homem que é comemorado na próxima segunda-feira (15). A abertura da semana de atividades será neste sábado (13), no Centro de Saúde AMAR, no bairro Recanto Fialho, com a realização de testes rápidos de Aids e glicemia, distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de ações de orientação e prevenção do Programa de Doenças não Transmissíveis. A atividade ocorre das 8h às 12h.

A campanha ocorre, também, nos Centros de Saúde Vila Itamar, Jailson Alves, São Francisco, Pirapora, João Paulo, Turu II, Gapara, Bezerra Menezes, na Unidade de Saúde da Família Thalles Ribeiro e na Fundação da Memória Republicana Brasileira – Convento das Mercês, durante todo o sábado.

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s) dos bairros Anil, Lira e o Centro de Saúde do Bairro de Fátima realizarão ações alusivas a Saúde do Homem durante toda a próxima semana.

O secretário de Saúde, César Felix, ressalta que a Semus tem realizado ações frequentes com o objetivo de despertar na população a necessidade de fazer o acompanhamento regular do seu estado de saúde. “A saúde do homem está recebendo uma atenção especial da Prefeitura. O alto número de mortes em decorrência da falta de procura pelos serviços de saúde é alarmante. Temos que reverter esse quadro e isso começa a partir da prevenção. Para isso, precisamos estreitar os laços, aproximando o público masculino das nossas unidades de saúde”, disse.

Dados alarmantes

A cada três mortes de adultos, duas são de homens. Com uma perspectiva de vida menor, cerca de sete anos e meio a menos que as mulheres, o homem é acometido, com maior incidência, por infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Pneumonia, cirrose e diabetes também estão entre as principais doenças adquiridas por indivíduos do sexo masculino.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é uma das causas mais frequentes de mortes, com o crescimento de 120% nos últimos 34 anos. Outro tipo de câncer, o de pênis, coloca o Maranhão em uma preocupante posição no ranking nacional da doença: 3º Lugar, com quase 11% dos casos em todo o Brasil. Somente em 2012, 15 casos foram registrados no Maranhão que resultaram em 14 amputações do membro. Um problema que pode ser evitado, em grande parte dos casos, através da simples orientação profissional.

O principal motivo apontado por especialistas para a maior prevalência de doenças graves neste público é falta de procura aos serviços de saúde para a realização das avaliações de rotina. Muitos procuram os serviços médicos quando já apresentam alguma enfermidade e, normalmente, já em estado avançado.

O foco da Política Nacional da Saúde do Homem, implantada em 2009 pelo Governo Federal, são adultos entre 20 a 59 anos de idade, que totalizam mais de 2,5 milhões de brasileiros.

PROGRAMAÇÃO

· 15/7 às 8h30min – Palestra sobre a Política da Saúde do Homem – Enf. Carlos Henrique R. dos Santos;

· 16/7 às 8h30min – Palestra sobre Pré-Natal do Homem e Planejamento Familiar – Enf. Auricélio Perteira Nunes;

· 17/7 às 8h30min – Palestra sobre Hipertensos e Diabéticos – Enf. Regina Marcia B. de Assis

· 18/7 às 8h30min – Palestra sobre Controle da Tuberculose e Coinfecção HIV/AIDS – Enf. Thais Furtado Ferreira;

Durante a semana ainda serão realizados testes rápidos para HIV, HCV, hepatite B e glicemia capilar. Os pacientes que necessitarem terão acompanhamento e assistência médica na própria Unidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.