Maranhão

Propostas de enfrentamento ao crack são discutidas em reunião

Divulgação/Sedihc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - A Superintendência de Proteção de Direitos Humanos, órgão da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), participou da reunião do Comitê Regional de Enfrentamento ao Crack, nesta quarta-feira (10). Na ocasião, representantes de diversas secretarias municipais e estaduais discutiram propostas que serão encaminhadas ao governo Federal no sentido de garantir recursos para os municípios e Estado no combate à droga.

São Luís e Imperatriz são as cidades contempladas com o programa federal "Crack, é possível vencer", pelo grau de vulnerabilidade ao problema e apresentaram propostas para expansão dos serviços prestados, bem como os equipamentos que poderão auxiliar no trabalho.

Entre as propostas ao Governo Federal, o Maranhão deve propor a instalação de unidades de acolhimento, construção de Centros de Atenção Psicossociais (Caps), treinamento para profissionais de segurança pública e uso de câmera de videomonitoramento em focos de comercialização da droga.

"É preciso lembrar que a prevenção está a frente da repressão à droga. As duas precisam caminhar juntas no processo de salvar nossa juventude dessa verdadeira epidemia que se transformou o crack", defendeu a ouvidora de Direitos Humanos da Sedihc, Amanda Borba.

A frente dos trabalhos está organizada em três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. No eixo prevenção, estão previstos cursos voltados para educadores de escolas públicas, profissionais da área da saúde, assistência social e segurança pública, juízes, promotores e servidores do Poder Judiciário, conselheiros municipais, lideranças comunitárias e religiosas, além de gestores de comunidades terapêuticas.

No eixo cuidado estão propostas de serviços e equipamentos que envolvem saúde pública e o eixo autoridade envolve segurança pública no sentido de promover um policiamento ostensivo e de proximidade e diminuição da presença do crack na sociedade.

As secretarias municipais de São Luís e Imperatriz presentes no encontro vão sistematizar e equilibrar as medidas e propostas a serem encaminhadas ao Governo Federal. Uma próxima reunião está marcada para o dia 15 de julho, próxima segunda-feira, para a apresentação das novas propostas.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.