Meio Ambiente

Morador do Coroadinho luta por coleta seletiva de lixo

Antonio Carlos está há 20 anos em busca de apoio para sua iniciativa.

Liliane Cutrim/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - A preservação do meio ambiente é uma preocupação cada vez mais presente entre as entidades públicas e privadas, mas há pessoas da sociedade civil que, também, tem se preocupado com essa questão fundamental. Esse é o caso do construtor civil Antonio Carlos Silva, que há mais de vinte anos tem se dedicado a entender e colaborar com a preservação ambiental e a sustentabilidade.

Antonio luta desde a década de 90 para instalar, no bairro do Coroadinho, onde reside, um sistema de coleta seletiva de lixo. Segundo ele, muitas empresas e órgãos que se preocupam com questões ambientais já foram procurados, ele até recebeu cartas-respostas, mas ainda não obteve o apoio necessário.

 Cartas-resposta de algumas empresas procuradas por Antonio Carlos. Foto: Liliane Cutrim/Imirante.
Cartas-resposta de algumas empresas procuradas por Antonio Carlos. Foto: Liliane Cutrim/Imirante.

“Fazer coleta seletiva em nossa cidade é um desafio, principalmente porque é preciso ter um destino correto para o lixo, além de uma mobilização do poder público”, defende Antonio Carlos.

Segundo o construtor, a ideia é fazer, no bairro do Coroadinho, um projeto piloto e depois expandir para toda a cidade de São Luís. Antônio afirma que não é fácil montar o projeto e sabe que isso leva tempo, mas é uma iniciativa que pode dar certo, se houver interesse das organizações públicas e privadas.

“Só a força de vontade não é suficiente, precisamos de um apoio logístico. A questão é ampla, e precisa de uma cooperação, para tirar a ideia do papel e torná-la realidade”, explica Antonio.

Para Antonio Carlos, se a sua iniciativa for pra frente, pode criar mais inclusão social e econômica. Fazer a coleta seletiva demandaria a criação de uma cooperativa e haveria mais emprego e renda para a comunidade local. Ele apela para que os órgãos públicos e privados olhem para regiões como o Coroadinho e auxiliem nessa iniciativa, que pode trazer grandes benefícios sociais, econômicos e ambientais à cidade.

Interesse pela questão ambiental

Antonio Carlos começou a se interessar pela preservação ambiental desde 1992, quando teve a Eco 92 no Rio de Janeiro, que foi um marco nas discussões sobre o desenvolvimento sustentável dos países.
Desde então, o construtor civil passou a se interessar e pesquisar o assunto. Ele começou a participar de vários eventos ligados ao meio ambiente em várias partes do país. A vontade de conhecer as discussões é tão grande, que Antonio Carlos custeia suas próprias viagens.

 Foto: Liliane Cutrim/Imirante.
Foto: Liliane Cutrim/Imirante.
 Foto: Liliane Cutrim/Imirante.
Foto: Liliane Cutrim/Imirante.

O ludovicense se tornou conhecido em vários eventos nacionais, tanto por organizadores como por participantes.

[e-s001]

Antonio Carlos está sempre recebendo convites de várias entidades para participar dos eventos, além de receber material informativo de como fazer reciclagem entre outras questões.

[e-s001]

 Foto: Liliane Cutrim/Imirante.
Foto: Liliane Cutrim/Imirante.
 Foto: Liliane Cutrim/Imirante.
Foto: Liliane Cutrim/Imirante.

Segundo o construtor, as pessoas têm tido mais interesse pelo meio ambiente nos últimos anos.

“Há 20 anos, as pessoas não sabiam nem o que era sustentabilidade, mas hoje percebemos que os cidadãos estão mais conscientes. O assunto é muito debatido nas escolas, nos meios de comunicação. E até tem muitas pessoas com iniciativas como eu, mas falta respaldo do poder público, e isso acaba dificultando a criação de projetos”, explica Antonio.

Antonio Carlos afirma que vai continuar com a sua luta para instalar a coleta seletiva de lixo no bairro do Coroadinho e depois expandir para toda a cidade. Além de continuar participando dos eventos, para poder contribuir com a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.