Infraestrutura

Autorizada pavimentação de 482 ruas na região do Coroadinho

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS – Foi assinado, na manhã desta segunda-feira (1º), ordem de serviço para a pavimentação de 482 vias na região do Polo Coroadinho. O documento foi assinado pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior. Nos bairros, serão realizados serviços de terraplanagem, drenagem superficial e profunda, meio-fio, sarjetas e calçadas, pavimentação e sinalização das vias, beneficiando milhares de famílias moradoras da região. Serão R$ 36 milhões em recursos do FGTS, através do Programa Pró-Transporte (PAC Pavimentação), para a execução das ações em 482 vias na região da Bacia do Bacanga, totalizando 62 km de extensão.

No pronunciamento feito no canteiro de obras aos moradores e lideranças populares presentes, o prefeito agradeceu a ajuda da presidente Dilma Rousseff e ressaltou que as intervenções fazem parte de um programa amplo e abrangente de revitalização em dezenas de bairros da área.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, José Silveira, informou que as obras chegarão primeiramente na Vila Natal, Coroadinho, Bom Jesus, Pindorama, Parque Timbira, Bom Jesus, São Sebastião, Vila Conceição, Vila Embratel, Sá Viana, Paraíso, entre outros, seguindo um cronograma estabelecido pela Semosp.

“As ruas com menos de 5 metros receberão bloquetes. Isso se deve ao fato de não haver espaço suficiente para as máquinas de pavimentação. O fator positivo neste tipo de trabalho é que centenas de emprego serão criados, haja vista que é feito de forma manual. As demais vias receberão asfalto e, aquelas que já existem a camada asfáltica, utilizaremos o tapa-buraco. Não ficará uma rua descoberta”, explicou Silveira.

Parceria

As ações integram contrato de financiamento assinado na gestão anterior com a Caixa Econômica Federal. O projeto que faz parte do Programa de Recuperação Ambiental e melhoria da Qualidade de Vida do Banco Mundial, com contrapartida da prefeitura, inclui serviços de terraplenagem, drenagem superficial e profunda (onde for necessária), construção de passeios com meio fio, sarjeta e calçadas; pavimentação em asfalto e blocos de concreto intertravados, sinalização vertical e horizontal.76

A pavimentação será realizada por pavers [blocos de concreto intertravados], que são peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação intertravada, amplamente utilizados para praças, ruas e avenidas, pela alta resistência, versatilidade arquitetônica e grande durabilidade. O concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) é composto por areia, brita e um ligante obtido da destilação fracionada do petróleo. Este tipo de revestimento asfáltico é utilizado em vias urbanas de diversas metrópoles brasileiras e garante a durabilidade e qualidade do asfalto por mais tempo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.