Maranhão

Sistemas de informação da DPE-MA despertam interesse de Estados

Divulgação/DPE-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

SÃO LUÍS - Uma equipe da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais esteve no Maranhão para conhecer os sistemas de tecnologia da informação (TI) desenvolvidos e utilizados pela Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA). Durante três dias, o superintendente de TI, Kelisson Murta, e três defensores mineiros, Valdimir de Souza Rodrigues, Marta Juliana Ferraz e Maria Valéria de Siqueira, tiveram a oportunidade de acompanhar o funcionamento das ferramentas desenvolvidas pela instituição maranhense.

Na ocasião, foram apresentadas as ferramentas utilizadas internamente pelo setor administrativo do órgão voltadas para agilizar os procedimentos diários e facilitar o atendimento à população maranhense. “Essa não é a primeira vez que instituições de outros Estados demonstram interesse em adotar os sistemas da Defensoria maranhense. Representantes da DPE do Distrito Federal, Pará e Pernambuco também já estiveram em São Luís para conhecer de perto os nossos sistemas de TI”, lembrou a chefe da Supervisão de Informática da DPE, Renata Cantanhêde.

Renata apresentou à equipe os Sistemas Online de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Sagap) e de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapd). O uso das ferramentas facilita o resgate das informações referentes aos atendimentos prestados, o que permite acompanhar todos os encaminhamentos realizados e o acesso à informação de maneira rápida e segura.

Na ocasião, o chefe da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Alano Abreu, mostrou o protótipo de sistema de protocolo eletrônico que está sendo finalizado pelo setor. No último dia de visita, a equipe mineira conheceu as instalações e o fluxo de atendimento da Defensoria Pública, acompanhados pela corregedora geral da DPE/MA, Fabíola Almeida Barros, que apresentou os avanços obtidos pela Defensoria maranhense nos últimos três anos, cujos dados se encontram consolidados no Relatório de Gestão 2010-2012.

“Nossos colegas da Defensoria mineira ficaram entusiasmados com o nível de profissionalismo da gestão da DPE/MA, em especial no que se refere à padronização e organização dos espaços na capital e no interior, que fortalecem a identidade institucional. O núcleo de execução penal também foi destacado como um espaço que oferece excelentes condições de trabalho a defensores e servidores, além de um atendimento digno à população”, afirmou a corregedora, destacando ainda que a estrutura da Defensoria na nova sala no fórum da capital foi apontada como referência a ser adotada pelo Judiciário de todo o país.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.