Profissionalização

Alunos portadores de necessidade especiais concluem qualificação

Divulgação/Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Com o objetivo de promover a inclusão social e facilitar o acesso ao mercado de trabalho de alunos portadores de necessidades especiais, foi encerrado na quarta-feira (19), no auditório da Escola Raimundo Franco Teixeira (Monte Castelo, em São Luís) a qualificação de agente de limpeza urbana para a primeira turma de 40 estudantes de Pessoas Com Deficiência (PCD's). A capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Com carga horária de 160 horas, a qualificação dos novos agentes integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O público alvo da qualificação foram alunos vinculados ao Centro de Ensino de Educação Especial Helena Antipoff, escola da rede estadual de ensino que trabalha no processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A coordenadora pedagógica do Senai, Cross Correia Lima, explicou que os alunos capacitados neste curso irão compor um banco de dados para atender as empresas que são obrigadas a destinarem 5% de suas vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais. Ela disse ainda que o Senai também capacita pessoas com deficiências por meio dos cursos de auxiliar administrativo e informática.

Para o estudante do CEEE Helena Antipoff, Sérgio Luís Silva Arouche, sua participação na capacitação representou um novo aprendizado de vida por ter desenvolvido seu poder de comunicação e criado novos amigos. Depois de agradecer aos professores da qualificação pela experiência ímpar, ele disse esperar pela sua inclusão no mercado de trabalho o mais breve possível.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.