Reciclagem

São Luís: 60 mil pneus são retirados de vias públicas

Material está sendo enviado para usinas de fabricação de cimento em João Pessoa.

Divulgação/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Cerca de cinco mil pneus foram recolhidos, nesta segunda-feira (17) em São Luís, e enviados para usinas de fabricação de cimento em João Pessoa, na Paraíba. A ação marca a primeira etapa dos trabalhos de reciclagem desses materiais. Apenas nestes seis meses, já foram recolhidos pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) 60 mil pneus das vias urbanas e borracharias da capital.

Segundo o coordenador de Limpeza Pública, Nelson Buriti, serão realizadas três viagens para a capital paraibana, com o objetivo de conduzir o total de 20 mil pneus. “Estamos com uma carreta de 17 metros, que chega a comportar até cinco mil pneus. Esse material servirá de suprimento para a queima nas usinas de concepção de cimento de João Pessoa, Sobral e Feira de Santana”, explica.

Ecoponto

A Semosp tem realizado coletas diárias de pneus das vias públicas e borracharias. O material é acondicionado corretamente no Ecoponto, que funciona na sede da secretaria (Avenida Santos Dummont, São Cristóvão).

O trabalho conta com a parceria da Secretaria de Saúde (Semus) no alerta à comunidade sobre o risco de comportar pneus, como local de proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue.

“Esse trabalho é uma forma correta de reciclagem de pneus que antes iam parar nos canais, terrenos baldios e até no meio da rua. O resultado é positivo e influi na saúde da população, pois diminui os casos de dengue na cidade”, disse Nelson Buriti.

As pessoas que possuírem pneus sem serventia poderão se deslocar até a sede da secretaria para depositá-los no Ecoponto. O recebimento dos pneus está disponível, apenas, para moradores da capital.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.