Educação

Seduc realiza capacitação sobre mapeamento escolar

Divulgação/ Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Com a meta voltada para melhorar a qualidade da educação na rede estadual de ensino e elevar os indicadores educacionais do Estado, foi aberta, nesta terça-feira (4), a capacitação sobre mapeamento escolar para os líderes das dimensões e coordenadores do acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Durante o encontro, que contou com a presença do secretário Pedro Fernandes Ribeiro, o consultor do PNUD, Luiz Guilherme Ribas, apresentou um projeto piloto do mapeamento que será implementado no Maranhão. O projeto usou como exemplo o acesso de estudantes com idade média de 15 anos, residentes no eixo Itaqui-Bacanga, ao ensino médio.

A secretária adjunta de Suporte ao Sistema Educacional (Sasse), Consuelo Borges Magalhães, avaliou que o mapeamento escolar é uma visão prospectiva e dinâmica dos serviços educacionais, das instalações e equipamentos ofertados à comunidade onde as escolas estão situadas. Essa avaliação vai garantir no futuro a implementação das políticas educacionais.

Consuelo Borges declarou, ainda, que a elaboração do mapeamento escolar no âmbito local visa à capacitação dos técnicos da Seduc na elaboração de diagnósticos com aprofundamento da situação ano-base; projeção dos números de alunos a serem matriculados à luz dos objetivos das políticas educacionais; e propostas de reorganização dos serviços ofertados pela rede estadual de ensino.

O acordo de cooperação técnica firmado com o PNUD define metas para a melhoria dos índices educacionais do Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado em parceria com o MEC, e pela equipe técnica da Seduc, visando à superação das dificuldades atestadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com vistas a melhorar a qualidade da educação maranhense nas escolas da rede estadual de ensino.

O projeto foi organizado tendo como eixos estruturantes as quatro dimensões do Plano de Ações Articuladas (PAR), estabelecido pelo MEC: gestão educacional; formação continuada de professores e dos profissionais de serviços e de apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; e infraestrutura física e recursos pedagógicos. Essas dimensões contemplam ações consideradas essenciais ao aprimoramento dos serviços educacionais prestados pela Seduc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.