Violência

Dois assassinatos registrados na segunda-feira, em São Luís

Johnny de Castro Bezerra foi assassinado na Madre Deus. José Raimundo Lima Jr., o "Tubarão", foi executado na região do Itaqui-Bacanga.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Duas pessoas foram assassinadas nesta segunda-feira (3), na região Metropolitana da capital maranhense. As vítimas eram suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas. O primeiro, Johnny de Castro Bezerra, de 26 anos, foi executado com vários tiros durante a madrugada, no bairro Madre Deus. Já no período da tarde, José Raimundo Lima Júnior, de 31 anos, foi morto com dois tiros no bairro Gapara, situado na área Itaqui-Bacanga.

A primeira vítima estava na praça da Saudade quando os autores do crime chegaram ao local do crime em uma motocicleta. Um dos bandidos desceu da moto e efetuou os disparos, provocando a morte imediata de Johnny de Castro. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), e o caso registrado no plantão de Polícia da Beira-Mar. Até o fechamento desta edição, os responsáveis pelo delito continuavam foragidos.

À tarde, José Raimundo Lima Júnior, conhecido popularmente como Tubarão, foi executado com dois tiros, na comunidade Vila Primavera, no Gapara. A polícia já identificou os suspeitos.

O crime aconteceu por volta das 13h30, na Rua Tancredo Neves. De acordo com testemunhas, dois homens perseguiram a vítima, que ainda tentou se esconder em uma casa próxima, mas foi alvejada com um tiro na cabeça e outro nas costas e morreu.

Logo após o crime, várias pessoas se aglomeraram no local do ocorrido. Segundo relato dos moradores, José Raimundo morava sozinho e tinha envolvimento com o tráfico de drogas. O caso está sendo investigado pelo 16° Distrito Policial (16° DP), da Vila Embratel.

Já no último fim de semana, foi registrado um homicídio na capital, conforme mostram os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). No domingo, Ramon Henrique Costa dos Santos, de 17 anos, foi alvejado com disparos de arma de fogo, na Cidade Olímpica.

Homicídios

De acordo com os dados da SSP, obtidos por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), maio terminou com o registro de 67 mortes violentas na Região Metropolitana de São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar). Destas, 62 pessoas foram vítimas de homicídios, três de lesões corporais seguidas de morte e duas de latrocínio (roubo seguido de morte).

Até o momento, abril foi o mês que mais registrou homicídios, 76, e fevereiro, o de menos ocorrências dessa natureza: 41. Os dados da secretaria mostram também que em janeiro foram registrados 64 homicídios e em março 56.

De acordo com as análises da SSP, aproximadamente 80% de crimes desse tipo em São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar têm algum tipo de relação com o tráfico de drogas. As mortes são motivadas por dívidas com traficantes ou por disputa de pontos de comercialização, as chamadas bocas de fumo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.