Pesquisa

Alunos de licenciatura desenvolvem pesquisa para o ensino de Química

Divulgação/Fapema

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) está apoiando pesquisa desenvolvida por alunos de licenciatura do curso de Química do Instituto Federal do Maranhão (Ifma). Os trabalhos utilizam métodos de aprendizagem dinâmicos e interativos, envolvendo jogos, arte cênica e experimentos de laboratório para descomplicar a vida dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio na disciplina de Química.

“As atividades lúdicas visam levar os assuntos referentes à química de maneira mais atrativa aos alunos, por meio de palestras, teatros em química, experimentos e materiais lúdicos. Procuramos ver as coisas do cotidiano e adaptar isso aos assuntos da disciplina. Por exemplo, a parte de reações químicas, associamos sempre a uma história da alquimia e assim fazemos com o que aluno interaja com a Química do cotidiano, ele aprende brincando.”, explicou o professor responsável pela orientação do projeto, Marcelo Moizinho Oliveira,

Durante as apresentações, chamadas "Shows de Química", a matéria da área de exatas se transforma em atividades que mexem ainda mais com o imaginário e revelam a forte presença da química no dia a dia. A ideia dos criadores do projeto é oferecer um material didático lúdico para transmissão do conhecimento de química, além de possibilitar aos professores uma metodologia mais eficaz para o aprendizado dos jovens.

Segundo o professor Marcelo Oliveira, os jogos usados pelo projeto são semelhantes aos que existem no mercado, jogos educativos, adaptados a determinado ensino, como quebra-cabeças, caça-palavras e o jogo dos sete erros. “Nós escolhemos um tema da química e elaboramos esses jogos. Formamos grupos de alunos e dentro desse jogo, a gente insere um tópico referente à disciplina”.

O trabalho já foi apresentado em várias escolas do Maranhão. “Passamos pelos campi do Ifma no interior do Estado e pelas escolas da Cidade Operária, como Mata Roma, Pedro Álvares Cabral e também o CEGEL, em São Luís. Durante os congressos de química ministramos oficinas, palestras e minicursos relacionado ao ensino de química para alunos de graduação”, complementou Marcelo Oliveira.

Os resultados do trabalho estimularam a expansão do procedimento educacional e o desenvolvimento de uma cartilha que já foi distribuída em todo país. “A gente pretende produzir em escala comercial para atingir o maior número possível de escolas do Maranhão e do Brasil. A pesquisa resultou em duas revistas de jogos tipo puzzles relacionando os principais tópicos da disciplina de Química ministrada no ensino médio”, revelou o professor do Ifma.

A cartilha de Química foi publicada com apoio da Fapema, por meio do edital da de Apoio a Publicação (APUB), que destina recursos para a difusão científica e tecnológica por meio da publicação de material impresso e eletrônico.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.