Turismo

Ministro: "SL terá um apoio muito forte do governo federal"

Em entrevista ao programa "Bom Dia Ministro", Gastão Vieira falou sobre o Pronatec, entre outros assuntos.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - Em entrevista ao programa "Bom Dia Ministro", na manhã desta quarta-feira (29), o ministro do Turismo, Gastão Vieira, comentou sobre vários assuntos, entre eles sobre o programa de qualificação profissional para Copa do Mundo (Pronatec), o Plano Nacional do Turismo e o crescimento do turismo no Brasil, além de expor algumas medidas que serão tomadas em várias cidades brasileiras, como São Luís, por exemplo.

Sobre o Pronatec, o ministro expõs que a meta é formar 240 mil pessoas, entre brasileiros e brasileiras. "A ideia é de que as pessoas participem dos eventos, fazendo seu treinamento no Pronatec Empresa, com cursos presenciais, onde oferecemos línguas como inglês, espanhol, francês e libra", afirmou o ministro. Para ele, o treinamento pontual exigirá que o profissional treinado tenha o mínimo de dialogo para receber bem o turista. "Temos que combinar os programas com ofertas de hotéis baratos, passagens de aéreas baratas", acrescentou Gastão Vieira quando questionado sobre o alto preço cobrado em vários hotéis pelo Brasil.

De acordo com o ministro, a preocupação com a Copa do Mundo de 2014 reside, também, nos próprios brasileiros. "[A recepção] têm de nascer da [própria] pessoa. Na compreensão. Temos que tratar o turista como nosso melhor cliente. Temos de ser o embaixador nacional de cada turista. Assim ele gosta, fala bem e retorna", ponderou Gastão Vieira.

O ministro ressaltou, também, a necessidade do turista em explorar melhor vários destinos brasileiros, como o litoral. "Cito o exemplo do Canadá, aonde um milhão de canadenses vão para Havana. Esses mesmos canadenses poderiam passar dias no litoral brasileiro", afirmou.

Sobre São Luís, Gastão Vieira afirmou que há uma grande expectativa para o Estado, sobretudo no que está relacionado aos programas PAC nas cidades históricas. "A presidenta Dilma vai anunciar o programa e temos a certeza de que tanto o Ministério do Turismo quanto o Ministério da Cultura, interverão na recuperação de prédios históricos. (...) São Luís terá um apoio muito forte do governo federal", concluiu o ministro.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.