Maranhão

Quatro Restaurantes Populares serão construídos em SL

A meta de atendimento é oferecer mil refeições por dia.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - São Luís vai ganhar quatro novos Restaurantes Populares. A licitação em curso para a construção das unidades alimentares vai dar andamento à meta do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), de elevar a qualidade nutricional da população de baixa renda da capital maranhense.

Os Restaurantes Populares serão construídos nos bairros do Maiobão, Sol e Mar, Coroado/Coroadinho e no Centro da cidade. A meta de atendimento é oferecer mil refeições por dia, a mesma quantidade ofertada nas unidades já existentes nos bairros do Anjo da Guarda e Cidade Olímpica, este último, inclusive, está ampliando sua estrutura física por ter superado as metas previstas para a comunidade.

Segundo a gestora do Programa Restaurantes Populares, Raissa de Cássia Martins, o projeto tem apresentado resultados muito positivos. O último levantamento realizado pela coordenação mostrou que os restaurantes do Anjo da Guarda e da Cidade Olímpica serviram mais de 300 mil refeições, de junho/2012 a abril de 2013.

O principal objetivo da iniciativa é garantir segurança alimentar e nutricional às populações em vulnerabilidade social e em condições de pobreza ou extrema pobreza, oferecendo alimentação saudável originada de processos seguros e vendida a preço simbólico de apenas R$ 1, cabendo ao governo do Estado a contrapartida de mais R$ 5,23 sobre o valor total de cada refeição. Os bairros beneficiados para receberem os Restaurantes Populares foram selecionados por apresentarem grandes contingentes populacionais, composto essencialmente por pessoas de baixa renda, desempregados, idosos e estudantes, principais públicos-alvo do programa.

Um dos usuários assíduos do Restaurante Popular do Anjo da Guarda é o vendedor ambulante Antônio José Moura, 34 anos. “Gosto muito de almoçar aqui, principalmente nos dias em que a comida é frango, purê, salada, feijão e arroz, como hoje”, disse ele. Já sua esposa, a também vendedora Luzinete Cardoso, prefere os pratos com carne bovina e não dispensa a sobremesa e o suco natural que acompanham as refeições.

A gestora Raissa de Cássia destacou que, além do valor acessível, um dos maiores atrativos dos Restaurantes Populares é a própria qualidade da refeição oferecida. O cardápio é saudável, variado e elaborado por uma equipe de nutricionistas. “Os alimentos utilizados na feitura dos pratos são frescos e comprados diretamente da agricultura familiar na região, originários das hortas e de pequenos polos agrícolas”, acrescentou a coordenadora do programa.

Os Restaurantes Populares são projetados com estrutura confortável, ambiente limpo e em locais de fácil cesso. Esse foi o aspecto destacado pela dona de casa Ana Zélia da Silva, moradora do Anjo da Guarda. “Tudo aqui é sempre muito limpo. Foi uma iniciativa muito boa para o nosso bairro”, frisou ela, enquanto aguardava na fila de atendimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.