Educação

Seduc revitaliza Fórum de Apoio à Formação Docente do Maranhão

Divulgação/Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - A revitalização do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Maranhão foi o tema central da reunião de trabalho, realizada nesta sexta-feira (17), promovida pela secretaria de Educação (Seduc), por meio da secretaria Adjunta de Ensino e da superintendência de Gestão Educacional. Durante o encontro, foi definido o calendário de atividades, registrada a adesão dos novos integrantes e aprovado o regimento interno para o próximo biênio.

De acordo com a supervisora de Gestão Escolar da Seduc, Silvia Leda, o fórum atende ao plano nacional de formação dos professores da educação básica, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), em consonância ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Com o processo de revitalização, o fórum agregou novos parceiros, entre os quais a União Nacional de Dirigentes Municipais Educação (Undime), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sape), representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE) e departamento de recursos humanos da Seduc.

"Com os reforços, a revitalização do fórum atenderá as novas diretrizes do Plano Nacional de Formação dos Docentes", disse Silvia Leda. Ela explica que o fórum gerencia a formação dos professores das redes estadual e municipais, com o apoio das instituições públicas de educação superior. Integram a parceria, a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (Ifma).

Programa de Formação

A professora da UFMA e coordenadora do Programa de Formação dos Professores (Pafor), Raimunda Marinho, ressaltou que o programa conta atualmente com 2,5 mil cursistas das redes estadual e municipal de ensino. A formação em primeira e segunda licenciatura acontece de forma presencial acontece em 18 municípios. O curso de licenciatura tem duração, respectivamente, de quatro e dois anos.

Ela disse que desde que o programa foi implantado, a qualificação ampliou o rendimento dos professores e ganhou em qualidade, além de fortalecer a profissionalização dos cursistas. Disse ainda que os professores participantes agregaram competências e habilidades para melhorar o desempenho de forma acentuada nas salas de aula.

Silva Leda frisa que o fórum desenvolve ações e programas que têm como finalidade a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica. O colegiado atua em regime de colaboração entre a União, o Estado, e os municípios, e os programas e ações são resultado da atuação conjunta do Ministério da Educação e as instituições públicas de educação superior.

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Maranhão tem como foco a política nacional de formação de profissionais do magistério da educação básica, instituída pelo Ministério da Educação. O fórum será presidido, prioritariamente, pelo secretário de Educação do Maranhão.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.