Exploração Sexual

CPTA denuncia 782 casos de violência contra criança e o adolescente em São Luís

Segundo o (CPTA), 86,6% dos casos envolveram jovens do sexo feminino.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Dados do Centro de Perícias Técnicas para a Criança e o Adolescente (CPTA), ligado à Polícia Civil e à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), mostram que, de 2011 a 2012, foram registrados 782 casos de violência, seja física, sexual ou maus tratos envolvendo crianças e adolescentes, na Região Metropolitana de São Luís.

Ainda segundo o CPTA, desse total, 86,6% envolveram jovens do sexo feminino e 13,4% são do sexo masculino. Esses números foram revelados durante a Caminhada pelo Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizada ontem, no centro da cidade e organizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), em alusão ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, amanhã, dia 18.

Participaram do ato público, cuja concentração aconteceu em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite e encerramento na Praça Maria Aragão, integrantes de conselhos tutelares, de escolas públicas da capital maranhense e representantes de instituições de defesa do tema. De acordo com a presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, Maria Ribeiro, os dados do CPTA mostram um quadro considerado preocupante em São Luís e em todo o estado.

Novos casos

Segundo a assistente social do CPTA, Neuza Maria Alves, a expectativa é de que neste ano sejam recebidos pelo menos 500 novos casos de violência cometida contra os jovens. "A faixa etária máxima, referente às denúncias, não ultrapassa os 17 anos. Além da violência física, na maioria dos casos que recebemos, há um claro prejuízo aos valores psicológicos que, muitas vezes, precisam ser trabalhados com muita atenção", disse a assistente social.

A opinião é compartilhada pela psicóloga do CPTA, Camila Campos. "Para reparar qualquer abuso desse tipo num público tão jovem, é necessário acompanhamento intenso e feito por um corpo de especialistas. Esse trabalho é feito por um conjunto de profissionais, na própria DPCA. Tratamos dos casos encaminhados por meio das delegacias e das promotorias", disse a psicóloga.

Ações

As atividades alusivas ao dia Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcada para o dia 20 deste mês, foram iniciadas na segunda-feira (13), com palestras, oficinas e atividades educativas, em São Luís e em outros municípios do estado. No dia 25 deste mês, acontecerá na sede da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL) o Seminário Adolescente Saudável, para a discussão de políticas públicas sobre o enfrentamento à violência física e sexual cometida contra crianças e adolescentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.