Maranhão

MPMA propõe Ação por improbidade contra ex-prefeitos de Davinópolis e Vila Nova dos Martírios

Divulgação/ MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Em virtude de não terem apresentado as prestações de contas do exercício financeiro de 2012 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), a promotora de justiça Nahyma Ribeiro Abas, da Comarca de Imperatriz, ajuizou Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra os ex-prefeitos dos municípios de Davinópolis e Vila Nova dos Martírios, respectivamente Francisco Pereira Lima e Wellington de Sousa Pinto.

Os ex-gestores foram declarados inadimplentes pelo TCE, por meio da Resolução nº 194/2013. O prazo legal para a prestação de contas relativa ao período de 2012 terminou no dia 3 de abril.

Caso sejam julgadas procedentes as ações, Francisco Lima e Wellington Pinto podem ser condenados a perda da função pública, além da suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; ao pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente; e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios, incentivos fiscais e creditícios, pelo prazo de três anos.

Segundo a promotora de justiça Nahyma Ribeiro Abas, "a omissão do dever de prestar contas ao TCE constitui conduta gravíssima atentatória aos princípios básicos da administração pública", enfatizou.

E assegura: "existe a possibilidade de repercussão inclusive na esfera criminal, pois retira dos órgãos constitucionais de controle e da própria sociedade civil o direito de saber como os recursos públicos recebidos pelos municípios foram aplicados, da mesma forma que viola a transparência da gestão fiscal".

Localizados respectivamente a 637km e 657km de São Luís, os municípios de Davinópolis e Vila Nova dos Martírios são termos judiciários da Comarca de Imperatriz.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.