Ministério do Turismo

Ministro alerta sobre a falta de utilização de recursos

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, concedeu entrevista à rádio Mirante AM.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Na manhã deste sábado, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, deu entrevista à Rádio Mirante AM no programa Ponto Final. O ministro veio ao Maranhão participar do segundo encontro das cidades turísticas que ocorrerá na cidade de Barreirinhas.

Durante a entrevista Gastão falou que o Ministério do Turismo tem trazido recursos para São Luís, mas grande parte desses recursos não está sendo aplicado, causando o retorno deles para o Ministério.

Segundo o ministro, exemplo disso é a reforma do Palacete Gentil Braga. Gastão afirmou que a reforma não saiu, pois houve divergências entre a Secretaria de Infraestrutura e a Universidade Federal do Maranhão. “O dinheiro foi disponibilizado a três anos e as obras não foram iniciadas, o projeto e as licitação terão que ser refeitas. O Ministério estará disponível pra devolver o recurso”, garantiu o ministro.

Gastão Vieira ressaltou que a situação do Maranhão é preocupante, porque muita verba vem, mas as obras acabam não sendo executadas por uma série de problemas.

“Para a leitura da opinião pública a gente tá lá e não está fazendo nada, quando na verdade, são problemas burocráticos, complexos, difíceis de serem resolvidos, mas que se tem que resolver”, frisou o ministro.

Gastão destacou que R$ 200 milhões foram disponibilizados pela Caixa Econômica Federal para os municípios maranhenses, mas está aguardando que os prefeitos deem inícios às obras, senão mais da metade do recurso poderá se perder até junho, caso as obras não sejam iniciadas.

“Muitos prefeitos ficam se lamentando por falta de verba, quando o dinheiro já está disponível e falta apenas ser utilizado. Tem que ter projeto para que as verbas sejam aprovadas”, alerta.

Ações

O Ministro ressaltou que muitas ações já foram feitas em todo o Brasil durante sua gestão. “Tomei muitas atitudes no Ministério do Turismo e completei muitas coisas começadas pelo meu antecessor. O Ministério é o único que disponibiliza as obras que executa. Não há um ministério que já tenha atingido esse grau de transparência. Qualquer cidadão pode acessar o site do Ministério e ver todas as caos que estão sendo feitas”, garantiu Gastão.

Dentre as novas ações do ministro no Maranhão, está a construção do novo cais de Alcântara. Na quinta-feira (16), o ministro vai receber em seu gabinete o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, e o presidente da Agência Espacial Brasileira, José de Ribamar. Eles vão discutir a construção do novo cais de Alcântara. “O cais de Alcântara não oferece mais condições de atracação para as lanchas, precisamos de um cais novo. Estamos liderando essa luta pelo novo cais”, afirmou Gastão.

O ministro ressaltou ainda que com a copa de 2014 o Maranhão não pode deixar de atrair os turistas para Barreirinhas. “Não podemos perder a oportunidade dos turistas que estão em Fortaleza visitarem Barreirinhas. Não tem ninguém que fale comigo que não fale de Barreirinhas, vamos aproveitar isso e atrair o turismo”, defendeu o ministro.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.