São Luís

Delegacia Geral monta estratégias para combater homicídios na capital

Divulgação/SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Uma reunião com o objetivo de fortalecer as ações da Delegacia de Homicídios, realizada pela Delegacia Geral e a Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), na sede Secretaria de Segurança Pública (SSP) traçou uma série estratégias a fim de combater os crimes de homicídios na Região Metropolitana.

De acordo com a delegada geral, Cristina Resende, será montada uma força tarefa composta por quatro delegados com o intuito de dar celeridade e continuidade ao volume de inquéritos e, por conseguinte a elucidação mais rápida de alguns casos.

A força tarefa será formada pelos delegados Paulo Moreira Pinto Júnior, Fernando Ferreira Lima Filho, Kairo Clay Mesquita e Henrique Permulter. “Esses delegados darão continuidade aos inquéritos não concluídos, para que outros quatro delegados deem andamento aos inquéritos do mês de abril”, disse.

Cristina destacou ainda que o Sistema de Segurança têm deflagrado uma série de ações policiais que já resultaram na retirada de circulação, somente nas últimas duas semanas, de cerca de 15 pessoas que vinham praticando crimes na capital, com destaque para os bandos do Chocolate, preso no Bairro de Fátima, e o do Marquinhos da Matança, localizado no Anil. Esse trabalho ligado às operações que ocorrem aos finais de semana já apresentam saldo positivo na diminuição de crimes desta natureza.

Um comparativo dos oito primeiros dias do mês de maio com o mês de abril deste ano, mostra que houve uma redução de 12 casos. No mês passado, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) contabilizou 28 vítimas e neste mês de maio, apenas 16.

Cristina Resende explicou ainda que os delegados ajudarão a elucidar os casos, investigando de forma eficiente junto aos peritos, indo nos locais do crime, buscando pistas e arrolando testemunhas referentes aos casos. “Depois do crime elucidado, eles serão encaminhados às delegacias distritais para a finalização dos casos”, acrescentou.

A superintendente de Polícia Civil da Capital, Katherine Chaves, informou que outra equipe será formada e ficará responsável pela elucidação dos homicídios atuais, a partir de mês de abril. “O objetivo é encaminhar o maior número de inquéritos para a Justiça com autoria definida, além de superar as dificuldades que os delegados encontram nas investigações. Agilizar a expedição dos laudos do Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (ICRIM), também fazem parte do objetivo principal dessa força tarefa”, disse.

Combate a outros crimes

Além disso, a SPCC deverá ampliar em conjunto com a Polícia Militar, o Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA) e a Secretaria Municipal de Transito e Transportes (SMTT), a Força Tarefa criada no mês passado, voltada para combater vários tipos de delitos e crimes, como a poluição sonora, a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, o porte ilegal de arma, o tráfico de drogas e a exploração sexual de menores, bem como abordagens em veículos e motos, com base nas medidas da Lei Seca, além de outras ações ostensivas e preventivas.

Participaram também da reunião os delgados Jeffrey Furtado, Guilherme Filho, Marco Antonio Ramos Fonseca e Antonio Martins que já compõem a Delegacia de Homicídios.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.