Chapadinha

Conferência Regional de Meio Ambiente é aberta em Chapadinha

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

CHAPADINHA - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) deu início, nesta quarta-feira (8), no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em Chapadinha, a primeira das 11 Conferências Regionais de Meio Ambiente que serão realizadas este ano no Maranhão.

A mesa de abertura do evento foi composta pela prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha; a secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Sabóia (representando o secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes); o promotor de Justiça, Gustavo Dias; o vereador Eduardo Sá (representando a Câmara Municipal); o professor Cláudio Gonçalves da Silva, (representando a Ufma); o agricultor Manuel Santana, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha representando a sociedade civil da região.

Durante a abertura do evento o promotor de Justiça, Gustavo Dias, ressaltou a seriedade e importância do tema que vai discutir resíduos sólidos. “A Conferência serve como um fórum em que a Sema está chamando toda a sociedade para debater esse problema. Especialmente, em Chapadinha, o Ministério Público espera possuir um canal com a administração pública para que seja elaborado um Plano Municipal e tentar, com diálogo e discussão, superar esse problema dos lixões”, disse Gustavo Dias.

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Sabóia, explicou a dinâmica dos trabalhos e ressaltou a importância do evento. “O poder público não é o único responsável pelo êxito da política de gestão de resíduos sólidos, mas assume a função primordial de promover e liderar o diálogo. A Conferência Estadual do Meio Ambiente, em sua quarta edição, nasceu com esse espírito dialógico e propositivo, com a compreensão do papel de todos nesse processo. O Estado do Maranhão já deu um passo importante ao elaborar, de forma participativa e democrática com a sociedade, seu Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos”, destacou.

Na ocasião, o engenheiro da Sema e coordenador da Conferência Regional de Chapadinha, Telmo José, ministrou uma palestra na qual detalhou toda a estrutura da conferência e a forma de composição e escolha dos delegados. Em seguida abordou a questão dos resíduos sólidos por meio de dados populacionais, em função do consumismo e do desenvolvimento econômico da região, entre outros indicadores.

Logo após os participantes foram divididos em grupos de trabalho e discutiram o tema “Resíduos Sólidos” nos sub-eixos Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda.

O evento será encerrado com a escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Meio Ambiente em São Luís. Tanto em Chapadinha quanto nas demais conferências regionais o tema dos debates é “Gestão de Resíduos Sólidos” e os sub-eixos Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. Este também é o tema central da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro.

Participação

Cerca de 200 pessoas participaram da conferência de Chapadinha. Representantes de 19 municípios foram convidados para o evento, mas só mandaram representantes os municípios de Afonso Cunha, Anapurus, Araióses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo e Urbano Santos. Água Doce do Maranhão, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão e Tutóia não enviaram representantes.

Francisco de Carvalho Souza, o Chico da Cohab, ativista ambiental e integrante do Fórum Carajás, destacou a importância do diálogo sobre resíduos sólidos proporcionado pelo evento. “A importância é enorme, sobretudo para o movimento social-sindical porque está compartilhando nessa conferência ideias, sugestões, diretrizes e responsabilizando a todos. A conferência é um espaço social-democrático onde podemos implementar políticas da gestão do meio ambiente”, ressaltou.

Conferências regionais

Outras 10 Conferências Regionais serão realizadas até o dia 5 de julho. Cada uma delas reunirá um grupo de municípios. A próxima Conferência Regional de Meio Ambiente será realizada, sexta-feira (10), em Itapecuru-Mirim, no espaço Henrique’s Eventos, localizado na Rua Santa Cruz, nº 5 – bairro Malvinas, a partir das 7h30.

Fazem parte da Regional de Itapecuru-Mirim os municípios de Anajatuba, Axixá, Bacabeira, Barreirinhas, Cachoeira Grande, Cantanhede, Humberto de Campos, Icatu, Itapecuru-Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Morros, Nina Rodrigues, Paulino Neves, Pirapemas, Presidente Juscelino, Presidente Vargas, Primeira Cruz, Rosário, Santa Rita, Santo Amaro do Maranhão, Vargem Grande.

A expectativa é de as Conferências Regionais no Maranhão mobilizem representantes de segmentos sociais de diversos municípios, entre membros de organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, representantes dos poderes executivos, legislativos e judiciários.

Durante as etapas regionais serão eleitos delegados que deverão participar da IV Conferência Estadual, marcada para o período de 3 a 5 de setembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Os participantes elegerão 46 delegados em Chapadinha e 52 em Itapecuru Mirim.

A IV Conferência Estadual do Meio Ambiente é coordenada pela Sema, em conjunto com uma Comissão Organizadora Estadual (COE), composta por 16 órgãos públicos e 15 entidades da sociedade civil. Todo o processo de organização da conferência é regulamentado pelo Regimento Interno aprovado pela COE.

Os outros municípios sede das etapas preparatórias para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente são Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São José de Ribamar.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.