Maranhão

Tribunal do Júri: 34 acusados no banco dos réus no mês de maio em São Luís

D

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Trinta e quatro denunciados por homicídio vão para o banco dos réus em maio de 2013, no Fórum Des. Sarney Costa. Serão 20 dias de julgamentos nas Varas do Tribunal do Júri de São Luís. Dos denunciados, 32 são homens e duas mulheres. As sessões vão ocorrer de segunda a sexta-feira, começando sempre às 8h30, no 1º andar do fórum. Em um dos julgamentos estarão no banco dos réus quatro acusados de uma única vez.

Na 1ª Vara, em maio haverá júris apenas em dois dias. Serão julgados Amaral Barbosa Neres, na quinta-feira (02), e Benedito Rodrigues, na sexta-feira (03). Presidirá os júris a juíza auxiliar Patrícia Marques Barbosa.

Já na 2ª Vara, o juiz titular da unidade, Gilberto de Moura Lima, vai presidir julgamentos todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Serão julgados este mês 12 denunciados pelo Ministério Público. Oito são acusados da prática de homicídio e quatro de tentativa de homicídio (quando não resulta na morte da vítima).

Os réus submetidos a julgamento no 2º Tribunal do Júri são: Sérgio Luís Pereira Lindoso (dia 03), Mayron Jackson Almeida Azevedo (dia 06), Jucival Diniz Mendanha (dia 08), José Raimundo Pinheiro Fonseca (dia 10), Flávio de Jesus Silva (dia 13), Francisco Marinho Braga (dia 15), Gonçalo de Amarante Pinheiro Barros (dia 17), Maria Sônia Diniz Campos (dia 20), Devid Dias do Santos e Jordão Inocentes Brandão (dia 22), Carlos Alberto dos Santos (dia 24) e José de Arimatéa Costa dia (27).

A juíza titular da 3ª Vara, Kátia Coelho Sousa Dias, presidirá seis sessões em maio, com o julgamento de sete acusados. Serão levados ao banco dos réus Franklin Lopes de Sousa e João Sousa Neto (dia 02), Adenilton de Sousa Matos (dia 07), Gilvan Lira Sales (dia 08), Josivaldo da Silva Rodrigues (dia 09), Valter Luís Bastos Cantanhede, conhecido como “Valtinho” (dia 14) e Beneglayson Sousa do Amaral (dia 15).

Em maio o juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior, titular da 4ª Vara, presidirá oito sessões, com o julgamento de 13 acusados. O júri popular vai julgar Evangelista Reis da Silva (dia 02); Vicente Moura Silva Neto (dia 07); Ubiraci dos Santos Borges Filho (dia 14); Tarcísio Silvino Jansen, conhecido como “Filho da Muda” (dia 16); Igor da Conceição Jansen, o “Papel” (dia 21); Paulo Jhons Dias dos Santos e Paulo Roberto Dias dos Santos, conhecido como “Cocada” (dia 23); e José Boaes de Amorim, o “Lord” (dia 28).

No dia 9 de maio, serão levados a julgamento, perante o 4º Tribunal do Júri, Antônio Vieira, conhecido como “Antônio Barriga de Feiche Eclair”; Lindinalva Teixeira, conhecida como “Pelada”; Valdeci Ferreira Menezes, o “Peixe”; Luis Carlos Serra Filho, conhecido como “Nando ou Nan”; e Márcio Pereira de Lima, o “Márcio de Bacabal”.

O Tribunal do Júri tem competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Os magistrados presidem as sessões, mas o julgamento cabe aos jurados que compõem o Conselho de Sentença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.