Maranhão

Roseana entrega tanque de resfriamento, trator, sementes e leva ações do Itinerante a Vargem Grande

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - A entrega de um tanque de resfriamento de leite, de trator com grade aradora e de três toneladas de sementes selecionadas de feijão aos agricultores familiares foram algumas das ações do Governo Itinerante em Vargem Grande, nesta terça-feira (30). A agenda no município foi iniciada com a inauguração, pela governadora Roseana Sarney e pelo prefeito de Vargem Grande, Edvaldo Nascimento, da primeira Academia da Saúde no Maranhão. Ainda nesta terça (30), a governadora visita a cidade de Nina Rodrigues.

Acompanhada de comitiva de deputados, secretários e lideranças da região, Roseana Sarney também visitou ações do governo instaladas na cidade, como a unidade móvel do Viva Cidadão. “A avaliação do Itinerante é muito positiva, pois nós estamos levando serviços para as pessoas, sem que elas precisem se deslocar, como é o caso do Viva Cidadão, que tem emitido documentos gratuitamente. Aqui em Vargem Grande nós entregamos três mil quilos de sementes aos agricultores. Elas vão germinar e eles vão produzir mais, gerando emprego e renda”, ressaltou a governadora.

O prefeito de Vargem Grande, Edvaldo Nascimento, afirmou que a parceria com o Governo do Estado é fundamental para o crescimento do município e para levar mais benefícios à população. “Eu só tenho a agradecer à governadora Roseana e sua comitiva de trabalho por trazerem tantas ações e serviços, como o mutirão de cirurgias de catarata, realizado na segunda-feira (29) e que já beneficiou 50 cidadãos”, destacou.

Após a inauguração da Academia da Saúde, a governadora Roseana seguiu para o Unidade Móvel do Viva Cidadão, onde acompanhou o atendimento e cumprimentou usuários. O tambor de crioula do povoado quilombola Fazendinha fez uma apresentação especial na ação.

As ações do Itinerante realizadas por secretarias e órgãos estaduais em Vargem Grande contemplaram as áreas de saúde, meio ambiente, agricultura, cultura, turismo, educação, ciência e tecnologia, entre outras. Também foram oferecidas oficinas educativas e palestras em vários pontos da cidade. Na programação, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) promoveu curso de Pilotagem Defensiva para Motociclistas.

A população de Vargem Grande teve acesso, ainda, à “Caravana de Saúde” que levou atendimentos médicos nas áreas de oftalmologia, totalizando 50 cirurgias de catarata, clínica médica e pediatria, além do preventivo de câncer do colo uterino, vacinação e exames laboratoriais.

Acompanharam a governadora Roseana, nesta etapa, secretários como os de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo; de Programas Especiais, Clodomir Paz; de Assuntos Políticos e de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; de Ciência e Tecnologia, José Costa; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro; de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco; o chefe do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; além de secretários adjuntos e dos deputados Fábio Braga, César Pires e Marcos Caldas.

Tanque de resfriamento e trator

No município, a governadora Roseana, juntamente com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e o deputado Fábio Braga, fez a entrega de um tanque de resfriamento de leite e de trator com grade aradora, destinados à Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande e à Associação de Produtores da Vila São Raimundo, respectivamente.

“A grande vocação do Maranhão é a agricultura e isso é muito importante. O que os lavradores precisam é de apoio como esse, com tratores, implementos, tanque de resfriamento e sementes de qualidade, e é isso que o Governo do Estado trouxe, tecnologias que vão fazer com que a agricultura do Maranhão seja a mais mecanizada possível”, afirmou o secretário Cláudio Azevedo.

O tanque de resfriamento tem capacidade para armazenar mil litros de leite. O equipamento será instalado na Usina de Beneficiamento do Leite, construída pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), com recursos do Fumacop.

Ao todo, 24 tanques de resfriamento de leite já foram entregues em todo o Maranhão pela Sagrima, beneficiando 1.100 produtores. A expectativa é que até o fim do ano oito novos tanques sejam entregues.

O trator com grade aradora vai beneficiar a Associação de Produtores da Vila São Raimundo e outras comunidades adjacentes. Ao todo, foram adquiridos, via emenda parlamentar e Sagrima, 29 tratores, sendo que 25 já foram entregues. Mais 30 carretas e 32 grades aradoras serão repassadas a produtores em todo o Maranhão.

Academia da Saúde

A Academia da Saúde José Pedro Vieira (Zé Luna), de Vargem Grande, construída em parceria pelos governos federal e municipal, é a primeira construída no Maranhão e vai atender à comunidade, com ênfase às atividades físicas para os idosos, considerado o público-alvo.

A dona de casa Rosa Rocha de Lima já é praticante de atividades físicas, como a caminhada, e garantiu que o novo espaço vai ser um estímulo a mais. “Eu estou muito satisfeita com essa academia aqui, a primeira do Maranhão e com profissionais para orientar a atividade. Tenho certeza que o local vai melhorar a saúde e a qualidade de vida dos moradores da cidade”.

Já a aposentada Deusamar Mesquita revelou que pretende recomeçar a praticar atividades físicas. “Gostei demais desse espaço, pois de qualquer maneira estamos fazendo algo para preservar a nossa saúde. E ainda é um local para gente reencontrar os amigos e conhecer outras pessoas”, revelou.

Governo Itinerante

As ações do Itinerante, iniciadas no dia 8 deste mês, já foram levadas aos municípios de Bernardo do Mearim, Lima Campos, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Timbiras, Aldeias Altas, Presidente Dutra, Graça Aranha, Tufilândia e Olho D’Água das Cunhãs, Presidente Vargas e Itapecuru-Mirim.

Ao final desta terça-feira (30), após as visitas aos municípios de Vargem Grande e Nina Rodrigues, 14 cidades terão recebido o Governo Itinerante somente no mês de abril.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.