Maranhão

Condenado homem que atirou em passageiro dentro de ônibus

Divulgação/CGJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - O funileiro José Gutemberg dos Santos Costa, conhecido como “Gutinho”, foi condenado a cinco anos, 11 meses e 15 dias de reclusão, por tentativa de homicídio contra Jurandy Borges Neto. O acusado atirou na vítima dentro de um ônibus, no bairro Olho d´Água, em São Luís. Ele é reincidente, pois já foi condenado por crime de lesão corporal.

Segundo a denúncia do Ministério Público, José Gutemberg dos Santos, no dia 03 de março de 2001, por volta das 17h, dentro de um ônibus coletivo superlotado, próximo à Clínica La Ravardière, desferiu tiros de revólver contra os irmãos Jurandy Borges Neto e Joedson Pinto Borges, causando pânico nos demais passageiros. O ônibus seguia da praia do Olho d´Água para o Centro da cidade.

Consta na denúncia que José Gutemberg interpelou Joedson Pinto por achar que o rapaz teria se “esfregado” na namorada do acusado no corredor do ônibus. Após uma rápida discussão com Joedson e o irmão dele, o acusado atirou. Em seguida, o réu e um dos rapazes travaram luta corporal e caíram para fora do ônibus quando, então, a vítima conseguiu tomar o revólver de José Gutemberg, que fugiu do local.

Na sentença, o juiz Gilberto Gilberto de Moura Lima, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri, destaca que a namorada do réu não confirmou a versão apresentada pelo denunciado.

Julgamentos – José Gutemberg dos Santos, 37 anos, foi submetido a júri popular na última quarta-feira (24), acusado de tentativa de homicídio contra os irmãos Jurandy Borges Neto e Joedson Pinto Borges. Em relação à vítima Joedson Pinto, os jurados, por maioria de votos, negaram que ele tenha sofrido as lesões e absolveram o réu.

Também na quarta-feira (24), o 4º Tribunal do Júri de São Luís condenou a seis anos, um mês e 23 dias de reclusão Fredson Martins Costa, por tentativa de homicídio contra Edilson Fernandes Batista, após desavenças durante um jogo de futebol, no Bairro de Fátima. O réu já cumpriu uma condenação por crime praticado posteriormente a esse e também reponde a outros processos.

O juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior, que presidiu o julgamento, expediu mandado de prisão contra Fredson Martins.

Conforme a denúncia, no dia 20 de dezembro de 2003, após discutir com o acusado, Edilson Fernandes Batista saiu do campo de futebol, seguindo para sua residência, quando foi alcançado pelo denunciado que atirou seguidas vezes no rapaz, parando somente quando acabou a munição da arma.

Pelo assassinato de Lourdival dos Santos Ramalho, foi condenado a seis anos de reclusão, Evaldo Amorim de Oliveira, conhecido como “Rota”. Ele já se encontrava preso por outro crime. O julgamento foi presidido pela juíza titular da 3ª Vara do Tribunal do Júri, Kátia Coelho Sousa Dias, no dia 18 deste mês.

Consta na denúncia que Lourdival dos Santos estava vendo televisão quando teve sua casa invadida por Evaldo Amorim que desferiu tiros à queima roupa na vítima. O crime ocorreu no dia 06 de abril de 2008, no bairro Bequimão. A arma teria sido fornecida pelo denunciado Jhonatan Domingos Pereira Abreu. O motivo do crime seria uma discussão ocorrida antes dessa data entre vítima e acusado, quando, naquela ocasião, Lourdival dos Santos atingiu Evaldo Amorim com golpes de faca na mão e nas costas.

Segundo a esposa da vítima, o marido dela e o acusado eram amigos até terem essa desavença. Ela não soube dizer o motivo da briga entre os dois.

José Gutemberg dos Santos Costa, Fredson Martins Costa e Evaldo Amorim de Oliveira cumprirão pena em regime semiaberto, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.