Tecnologia

Região Central do MA recebe integração entre lavoura e pecuária

Imirante com informações da Sedes

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - A região Central do Maranhão recebeu, nos últimos quatro anos, plantios inovadores, de integração entre lavoura e pecuária. A atividade, destinada à agricultura familiar, é realizada pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Meio Norte.

A Agerp já instalou quatro projetos de Integração Lavoura Pecuária (ILP) em três municípios: Presidente Dutra, Fortuna e São Domingos. As unidades de produção são como vitrines de conhecimento para que os agricultores familiares possam aprender a nova tecnologia de plantio de grãos consorciado com o capim e aplicar em suas lavouras.

Após a instalação, em 2009, do projeto piloto, no município de Presidente Dutra, com o plantio integrado de cinco hectares de milho e capim, a Agerp levou a tecnologia para os municípios de São Domingos e Fortuna. Ao final de maio, vão ser colhidos, em Fortuna, quatro hectares de milho que foram plantados junto com capim. É a segunda colheita de lavoura consorciada com capim que acontece no projeto piloto da Agerp no município.

De acordo com a chefe do escritório regional da Agerp de Presidente Dutra, Zaira Freitas Ferreira, a receita obtida com a colheita do milho ajuda o agricultor familiar a diminuir o custo de implantação do capim, pois há a diluição dos custos e produção de grãos.

Sobre o plantio consorciado no município de São Domingos, a Agerp e a Embrapa Meio Norte estão testando, pela primeira vez, o plantio de feijão da variedade Guandu, consorciado com milho e capim. Lá, a experiência também está sendo feita em quatro hectares.

Segundo Zaira Ferreira, o ILP promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas juntando diferentes sistemas produtivos, como os de grãos e carne. Sem a pastagem degradada, não há a necessidade de buscar novas áreas. Também melhora a fertilidade do solo, enriquecido com matéria orgânica.

“Com a integração lavoura pecuária não é preciso desmatar novas áreas. A tecnologia permite o plantio de várias culturas utilizando a mesma área. Se utiliza a pastagem para a cobertura morta para o plantio direto, que servirá de pasto na entressafra da cultura ou se tornará uma pastagem cada vez mais rica por período de dois, três anos", explicou Zaira Ferreira.

O projeto Integração Lavoura Pecuária é resultado de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Meio Norte. Para que a Agerp pudesse iniciar o projeto no Maranhão, em 2009, técnicos dos escritórios regionais da agência nos municípios que fazem parte da Região Central do Maranhão foram treinados pela Embrapa Meio Norte. A Agerp também realizou dois Dias de Campo para mostrar as tecnologias sobre integração da lavoura com a pecuária.

O coordenador do Projeto de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, da Embrapa Meio Norte, Marcos Teixeira, disse que a integração lavoura pecuária é muito importante por proporcionar oportunidade aos agricultores familiares na produção de grãos, carne e leite na mesma área de cultiva da propriedade com tecnologias que elevam a produtividade das lavouras como a alta produtividade do milho em consórcio com capim e uma pastagem de alta qualidade e quantidade. Essa combinação contribui para melhorar os índices de ganho de peso em terminação de bois a pasto e de leite a pasto.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.