Cultura

Fapema e Secma definem criação de editais para museus e economia criativa

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) realizou ontem (26) a primeira reunião para elaboração dos editais Acervos Museológicos e o de Economia Criativa. Os editais surgem de uma parceria entre a Fapema e a Secretaria de Estado da Cultura, e já estão em fase de criação.

Para o levantamento dos eixos iniciais, a reunião contou com a participação da diretora-presidente da Fapema, Rosane Guerra, a secretária de estado da Cultura, Olga Simão, além de representantes dos principais museus do estado, entre eles o Museu Artístico e Histórico do Maranhão, Museu Arqueológico do Maranhão, Casa de Nhozinho e Museu Histórico de Alcântara.

Um dos objetivos do edital é a manutenção e preservação de todo acervo pertencente aos museus do Maranhão. Possibilitará à academia desenvolver projetos que proporcionem tecnologias de sistematização da pesquisa ao acervo, através de sua digitalização. Além disso, outro objetivo é treinar pessoas para a prática da restauração e higienização dos acervos. Dessa forma, haverá geração de conhecimento, profissionalização de pessoas da comunidade e preservação do material museológico.

“Com esse edital teremos a oportunidade de preservar nosso acervo para que ele seja exposto para as gerações futuras. É também uma chance para profissionalizar pessoas da própria comunidade”, declarou a diretora do Museu Histórico de Alcântara, Lia Oliveira. A representante do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Maria da Conceição Ribeiro, também elogiou a iniciativa. “Esse edital será um presente para o Museu, pois teremos melhores meios para promover a conservação do nosso acervo, que permanecerá vivo”, disse.

O edital de Acervos Museológicos está sendo criado a exemplo do edital de Acervos Documentais do Maranhão, que já está em andamento e visa à preservação de acervos documentais, arqueológicos e biológicos do estado. A secretária Olga Simão frisou que editais como esses são importantes porque trazem a academia para junto dos problemas concretos e das necessidades reais da comunidade.

“Os museus são laboratórios de estudo e pesquisa, por isso estamos criando caminhos para que esse material alcance a comunidade, como por exemplo, digitalizar e criar um banco de dados que permita a consulta e o acesso mais prático”, acrescentou a presidente da Fapema.

Economia Criativa

O edital de Economia Criativa será lançado, com o intuito de incentivar atividades de criação, produção e distribuição de produtos elaborados a partir de um esforço criativo, gerando renda e desenvolvimento ao Maranhão. “Vamos construir um edital com a cara do Maranhão, mapeando as nossas vocações regionais e inserindo-as na cadeia produtiva criativa”, destacou Olga Simão.

Para Rosane Guerra, com esse edital a Fapema passa a ter um papel importante no desenvolvimento econômico das comunidades: “Nosso estado possui uma enorme riqueza cultural que precisa ser continuamente fomentada. Com esse edital, além do reconhecimento ao trabalho das comunidades, seremos partícipes no processo de melhoria dessas atividades produtivas”, destacou a presidente da Fapema. Ainda serão promovidas novas reuniões para afinar objetivos e as diretrizes para os dois editais.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.