Saúde

Hoje é o dia nacional de combate à hipertensão, saiba como prevenir

Várias atividades voltadas para a data estão acontecendo em São Luís, confira.

Jacelena Dourado/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - No Brasil, quase 30% da população adulta sofre com a hipertensão. Mas, esta não é uma doença que atinge apenas os adultos e idosos, pois existem casos de crianças e jovens com pressão alta desde cedo, por isso a importância de medir a pressão e cuidar da saúde desde o início da vida.

De acordo com o Doutor Bonifácio Barbosa, cardiologista, é preciso ficar atento aos hábitos a fim de evitar a doença ou controlá-la. Ele orienta que se deve “sempre medir a pressão arterial, combater a obesidade, o sedentarismo, colocar sal em apenas uma panela, ou seja, se colocar no arroz não deve colocar no feijão, e principalmente regrar o uso do sal e da gordura e tomar a medicação corretamente”.

Além disso, o médico destaca que cuidar bem da alimentação é essencial para quem quer evitar qualquer tipo de doença, e com a hipertensão não é diferente, por isso, aliar uma boa alimentação à prática diária de exercícios físicos ajuda muito nessa finalidade. Para evitar e controlar a hipertensão, é importante fazer caminhada diariamente, 30 minutos por dia, no mínimo.

Para marcar esta data várias atividades estão sendo realizadas em São Luís com a finalidade de alertar sobre a doença. No Parque do Bom Menino, das 7h às 11h30, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando, com o tema “Viver com Saúde é uma grande vitória! Prevenindo a Hipertensão Arterial”, uma programação que visa conscientizar a população sobre a prevenção e o controle da doença. São palestras sobre Nutrição, aulas de Yoga e danças de salão, além da apresentação do Coral Caisi e do Circuito Saúde, que vai envolver a Semus, Dant-São Luís, CEST, SESC e UFMA.

Já no Tropical Shopping, o UDI Hospital realiza a “campanha hiperdia” com o foco na prevenção de problemas cardiológicos. São ações gratuitas como: aferição de pressão arterial, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação e orientação física e nutricional e aferição de peso e altura. As atividades vão das 8h as 17h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.