Educação

Governo Itinerante leva ações de incentivo à leitura

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite, contabiliza saldo positivo em suas ações desenvolvidas dentro da programação do Governo Itinerante, que vem sendo realizado nos municípios desde o início deste mês. Além de inaugurar bibliotecas em algumas cidades, o órgão está entregando kits literários e promovendo palestra sobre temas ligados ao livro e à leitura.

Os kits já foram entregues nos municípios de Bernardo do Mearim, Lima Campos, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Timbiras, Aldeias Altas, Graça Aranha e Presidente Dutra. Cada unidade contém 150 livros de literatura para crianças, jovens e adultos, inclusive obras em braile, além de CDs, DVDs e revistas para pesquisa. “Essas ações buscam fortalecer as políticas públicas do livro, leitura e bibliotecas e, além de incrementar os acervos, em alguns municípios também deixam espaços físicos que atenderão à população com mais conforto”, declarou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão.

Em Lago dos Rodrigues, foi entregue a Biblioteca Pública Municipal Professora Zilma Maria da Paz. O ato de inauguração contou com presença da governadora Roseana Sarney, dos secretários Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Hildo Rocha (Assuntos Políticos e de Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Sérgio Macedo (Comunicação Social); da secretaria adjunta de Cultura, Marlilde Mendonça; e da diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima.

De acordo com a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima, as ações são norteadas pelos eixos estratégicos do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) colocados em prática por meio de parceria firmada entre os Governos Federal e do Estado. “Estamos trabalhando a ampliação do acervo das bibliotecas públicas municipais e Faróis da Educação, com a entrega desse kit e, também, a capacitação dos profissionais por meio das palestras”, ressaltou Rosa Maria Ferreira Lima.

Entre os eixos do PNLL, a democratização do acesso ao livro por meio da inauguração de espaços adequados e com acervo de qualidade, fomento à leitura e à formação de mediadores, por meio do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).

As ações incluem palestras sobre “Leitura e Biblioteca: um exercício para a cidadania”, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e voltadas para professores, gestores, auxiliares de bibliotecas e demais mediadores. A Biblioteca Pública oferece, ainda, o assessoramento quanto à gestão, organização e dinamização dos espaços municipais especializados em leitura.

A Secma realiza também palestras sobre o Sistema Nacional de Cultura. A intenção é auxiliar os municípios para que busquem aderir ao SNCT, bem como colher informações da atual situação do município no que se refere às suas conferências municipais, visto que, este ano, estão previstas conferências municipais, estaduais e nacionais.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.