Justiça Eleitoral

Termina hoje o prazo para o eleitor que não justificou ausência

Este prazo vale para quem se ausentou às urnas e não justificou em três eleições consecutivas.

Jacelena Dourado/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS – O eleitor que não compareceu ás urnas por três eleições, isto vale também para segundo turno, tem até hoje (25) para justificar a ausência e regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral para não ter sua inscrição cancelada.

De acordo com o Presidente do TRE-MA, Desembargador José Bernardo Rodrigues, “este prazo é aplicado apenas para quem deixou de votar e não justificou por três eleições consecutivas. O eleitor que se encaixa nesse perfil terá a inscrição cancelada caso não justifique até hoje”.

O desembargador informou ainda, que muita gente está fazendo confusão com as informações e ele deixa claro que esse prazo que vence hoje não deve ser confundido com o prazo para o recadastramento no sistema biométrico. “São Luis e mais oito capitais, dentre uma série de outros municípios, estão com a o recadastramento para a implantação do sistema biométrico. Então, para que fique claro, não vamos misturar o eleitor que não justificou com o eleitor que tem que fazer sua revisão biométrica. Para o recadastramento biométrico o prazo é até 19 de dezembro deste ano.”

O eleitor que estiver com essa pendência deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou aos postos espalhados pela cidade (Viva Cidadão de todos os bairros, postos instalados nos Shopping São Luís e Jaracaty) levando documento oficial com foto, título de eleitor, comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou dispensa. O eleitor pode consultar sua situação e verificar se existe alguma pendência na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.