Educação

Educação indígena recebe investimentos do governo

Divulgação/Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS – Foi liberado investimento para a construção, ampliação e reformas de escolas, investimentos em formação e contratação de professores, melhorias no transporte e alimentação escolar indígena. Os recursos foram anunciados pela secretária-adjunta de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Educação, Conceição Andrade, no Dia Nacional do Índio.

“O governo está trabalhando na busca de uma educação escolar indígena pautada nos princípios da especificidade, diferenciação, interculturalidade e bilinguismo”, destacou acrescentando que as ações estão sendo desenvolvidas envolvendo os aspectos pedagógicos e de infraestrutura.

Ela informou que por meio do recurso captado pelo governo estadual junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), serão construídas nos municípios maranhenses, que ofertam educação indígena, 27 escolas com oito salas de aulas; cinco escolas com seis salas; uma com três salas de aula; quatro escolas com duas salas cada, e 58 escolas com uma sala. “Todas essas construções foram planejadas com base no Censo Escolar e objetivam fortalecer o sistema de ensino para educação escolar indígena”, ressaltou.

Quanto à contratação dos profissionais para lecionarem nas escolas indígenas, Conceição Andrade lembrou que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de 954 professores, para o ano letivo de 2013, nas escolas indígenas das Unidades Regionais de Educação (UREs) de Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca.

Formação Inicial e Continuada

A secretária, também, falou dos investimentos do Governo para a formação dos professores indígenas. Ela informou que o secretário de Educação, Pedro Fernandes, solicitou apoio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para estabelecer a parceira com a Seduc, no sentido de ofertar um Curso de Formação Inicial e Continuada de Licenciatura Intercultural Bilíngue para Professores Indígenas.

Segundo o Censo Escolar Indígena 2012, o Maranhão possui atualmente 282 aldeias, 274 escolas e 15.247 alunos.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.