Saúde

Alunos em hemodiálise no HUUFMA terão aulas no hospital

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS – Pacientes do Hospital Universitário que realizam hemodiálise e não possuem condições de frequentar assiduamente as turmas regulares da rede municipal de ensino terão a oportunidade de concluir o 1º segmento do Ensino Fundamental por meio do “ABC Nefro”. O projeto será desenvolvido por meio da parceria a Secretaria de Educação (Semed) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A solenidade de formalização do convênio para execução do ABC Nefro será realizada às 9h desta terça-feira (23), no Auditório Central do Hospital Universitário Presidente Dutra.

“Queremos universalizar o atendimento na área da Educação, possibilitar a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento da cidadania da nossa população. O ABC Nefro permitirá que cumpramos esses objetivos e os maiores beneficiados serão os pacientes e, agora, nossos alunos”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Filho.

Atendimento

Os pacientes que participarão do “ABC Nefro” foram matriculados na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos da Unidade de Educação Básica Alberto Pinheiro. Como o procedimento de hemodiálise deve ser realizado três vezes por semana, os alunos não conseguiam acompanhar as turmas regulares do Ensino Fundamental. Por conta disso, eles serão atendidos durante o horário da hemodiálise, de forma individualizada.

Além de garantir a inclusão social dos pacientes-alunos, outro benefício adquirido por eles é a possibilidade de lerem o nome dos medicamentos que necessitam tomar durante o tratamento.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.