Urbano Santos

Documentos apreendidos em imóveis do ex-prefeito serão analisados

Divulgação/ MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - Depois da prisão do ex-prefeito de Urbano Santos, Aldenir Santana Neves, efetuada nesta quinta-feira (18), em operação coordenada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em conjunto com a Superintendência Especial de Investigações Criminais (Seic) da Polícia Civil, a próxima etapa da investigação será a análise da documentação apreendida nos imóveis do gestor em São Luís e Urbano Santos.

Foram apreendidas 20 pastas de documentos, contendo prestações de contas do município de Urbano Santos, cheques, computadores, cópias de depósitos bancários em seu nome e de terceiros, além de anotações em cadernos feitas a mão. O Gaeco tem prazo de 90 dias para concluir o Procedimento Investigativo Criminal, de acordo com resolução do Conselho Nacional do Ministério Público.

Aldenir Santana está recolhido nas dependências da Superintendência da Polícia Federal, no bairro da Cohama, onde cumpre prisão temporária determinada pela Justiça. Desde 2008, ele vinha sendo investigado pelo Ministério Público por desvio de recursos públicos, no período em que exerceu o cargo de prefeito de Urbano Santos, de 2005 a 2009.

Efeito pedagógico

Segundo o coordenador do Gaeco, o promotor de justiça Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues, o efeito pedagógico da operação já começa a aparecer. Um dia após a prisão do ex-prefeito, muitas denúncias oriundas de diferentes cidades do estado foram registradas no Ministério Público, sobre irregularidades praticadas por gestores públicos. "São manifestações de populares e até de policiais, denunciando prática de corrupção e solicitando providências", informou.

O superintendente da Seic, delegado Augusto Barros, que comandou a operação para prender Aldenir Santana, também acredita nas consequências positivas para a sociedade de ações que resultam em punição de gestores corruptos. "Sem dúvida, com parcerias desse tipo, contribuímos para melhorar a sociedade, ajudando a dissuadir as práticas ilícitas.

Onde denunciar

No âmbito do Ministério Público Estadual, o cidadão que queira denunciar casos de corrupção poderá acionar a Promotoria de Justiça da sua cidade, a Ouvidoria do MPMA, pelo telefone 0800 098 1600 ou pelo e-mail ouvidoria@mp.ma.gov.br, e ainda a Secretaria para Assuntos Institucionais da Procuradoria Geral de Justiça, pelo e-mail secinst@mp.ma.gov.br.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.