Educação

Reitores de universidades de todos os Estados estão reunidos em São Luís

O evento acontece de hoje (17) a sábado (20) em São Luís.

Jacelena Dourado/Com informações da Uema.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - O Fórum Nacional de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais do Brasil, em sua 52ª edição, acontece em São Luís de hoje (17) a sábado, (20), no Pestana São Luis Resort. Durante a programação haverá palestras proferidas pelos reitores das universidades que integram a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e ainda uma visita dos participantes ao Porto do Itaqui. A expectativa é da participação de 150 pessoas no evento.

O evento, que acontece pela 3ª vez em São Luís, é realizado pela Abruem em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A finalidade é integrar, valorizar e defender seus propósitos institucionais, promovendo e coordenando, em âmbito nacional, discussões sobre as políticas voltadas para o Ensino Superior.

Este ano a discussão aborda a qualidade do ensino superior e a carência de profissionais e de cursos de graduação na área de pré-sal, petróleo e gás e mineração. “Diante da exigência de mão de obra especializada, tendo em vista atender a uma série de novas frentes de trabalho, como as que demandam as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, do pré-sal, do petróleo e gás, da mineração, essa temática visa, sobretudo, chamar a atenção das universidades e da academia cientifica de um modo geral para a importância de um estudo detalhado das nossas carências em termos de profissionais capacitados e a necessária adequação de nosso sistema educacional para atender as exigências dessas áreas”, explica o reitor da Uema, José Augusto Silva Oliveira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.