São Luís

Inmeq realiza Operação Eletros em São Luís

Divulgação/Inmeq

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - De uma lista de 2.000 aparelhos eletrodomésticos e similares vendidos no comércio de São Luís, cerca de 30% não possuem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Este é o resultado dos dois primeiros dias da Operação "Eletros", desencadeada na capital maranhense, pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq), órgão delegado do Inmetro no Maranhão. A operação será realizada até esta sexta-feira (19).

A operação, iniciada segunda-feira (15) está verificando se os eletrodomésticos e similares comercializados em lojas, shopping entre outros estabelecimentos comerciais de São Luís apresentam o selo de certificação do Inmetro, conforme determina portaria do órgão federal.

Na lista de produtos constam sanduicheiras, batedeiras de bolo, ferros de passar roupa, ventiladores, liquidificadores, entre outros. Até terça-feira (16) 15 estabelecimentos tinham sido visitados. Apesar das irregularidades encontradas, a operação especial, realizada esta semana, tem o caráter educativo, conforme orientação do Inmetro.

"Estamos fazendo uma operação especial para orientar os comerciantes para que não vendam eletrodomésticos e similares que estejam sem o selo de certificação do Inmetro. A partir de junho, a fiscalização será intensificada, quando passaremos a apreender os produtos sem o selo de certificação das lojas e os fabricantes e comerciantes serão notificados", explicou o coordenador da operação e chefe do Departamento de Qualidade Industrial do INMEQ/MA, Ludimar Vieira.

A exigência da certificação do Inmetro para estes produtos visa garantir a segurança dos usuários. A certificação atesta a conformidade do aparelho que foi submetido a testes de laboratórios e que as fábricas tem sua linha de produção auditada periodicamente.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.