Governo Itinerante

Roseana leva Governo Itinerante a seis municípios nesta semana

Divulgação/Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

MARANHÃO - Mais seis municípios serão visitados pela governadora Roseana Sarney, nesta semana, dentro da programação do Governo Itinerante. Nesta segunda-feira (15), ela estará em Timbiras e Aldeias Altas, ao lado dos ministros da Previdência Social, Garibaldi Alves, e do Turismo, Gastão Vieira, secretários, deputados, prefeitos e vereadores. Na terça-feira (16), Roseana Sarney visita Presidente Dutra e Graça Aranha e, na quinta (18), será a vez de Olho d’Água das Cunhãs e Tufilândia.

“A etapa nas quatro primeiras cidades foi um sucesso. Vamos continuar o Governo Itinerante, levando ainda mais ações e obras aos municípios do Maranhão”, afirmou a governadora Roseana. Na agenda, estão entrega de duas Agências da Previdência Social, de retroescavadeiras, inauguração de hospitais, visitas às obras e à área em que estão sendo oferecidos os serviços do Itinerante.

Em Timbiras, primeira cidade a ser visitada, a governadora participa da inauguração da Agência da Previdência Social do município, com os ministros Garibaldi Alves e Gastão Vieira. A agência integra o Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), que prevê a construção de 720 agências em cidades com mais de 20 mil habitantes em todo o país.

Logo em seguida, está prevista a visita da governadora aos locais das ações do Itinerante. Em Timbiras, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizará mutirão de cirurgias de hérnia, de catarata e de glaucoma; o Viva Cidadão ofertará a emissão de documentos, como Carteira de Identidade e Título de Eleitor; a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) levará assistência e orientações ao consumidor; e também serão realizadas palestras, oficinas e exibição de vídeos.

Ainda na segunda (15), em Aldeias Altas, ao lado do ministro Garibaldi Alves, a governadora participa da inauguração da Agência da Previdência Social, que também compõe o PEX, cuja meta é elevar o número de 25 para 59 unidades previdenciárias no Maranhão. A previsão do ministério é que até o fim do ano sejam inauguradas mais 13 unidades no estado.

Na cidade, a agenda da governadora Roseana inclui a inauguração do Distrito Industrial. Com investimentos de R$ 1,4 milhão, está localizado às margens da MA-349, em uma área de 16,4 hectares. É composto por 24 lotes, sendo dois para administração. De acordo com dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), seis empresas já deram entrada ao processo de aquisição de lote.

Depois, Roseana Sarney segue para conferir os serviços do Governo Itinerante. Além das ações do Viva Cidadão, com a emissão de documentos, e do Procon, serão realizadas consultas médicas, exames de prevenção do câncer ginecológico em mulheres em idade fértil, controle de hipertensão e diabetes (com teste de glicemia, colesterol rápido, aferição de pressão arterial), exames de análises clínicas e disponibilizadas todas as vacinas para atualização das cadernetas de crianças, adultos, gestantes e idosos.

Na terça-feira (16), a governadora visita Presidente Dutra e Graça Aranha. Na primeira cidade, participa da entrega de retroescavadeiras para auxiliar o trabalho de pequenos agricultores, ação realizada em parceria pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes).

Em Graça Aranha, a governadora visita as ações desenvolvidas na programação do Governo Itinerante, nas áreas de saúde e cidadania. Entre os serviços, vacinação, exames de prevenção do câncer ginecológico em mulheres em idade fértil, controle de hipertensão e diabetes e exames de análises clínicas. Também haverá palestras, oficinas e exibição de vídeos.

Depois de uma pausa, na quarta-feira (17), o Governo Itinerante será retomado em Olho d’Água das Cunhãs e Tufilândia, na quinta-feira (18). Nas duas cidades, a governadora entrega, oficialmente, Hospitais de 20 leitos e visita as ações realizadas por secretarias e órgãos estaduais que integram a caravana.

Os hospitais, a exemplo de outras unidades do tipo, funcionará com serviço de Pronto Atendimento 24 horas, consultórios e internação em clínica médica, enfermarias, centro de parto, exames de Raio-X e laboratoriais, entre outros serviços. Além das ações de saúde e cidadania disponibilizadas nas outras cidades, em Olho d’Água das Cunhãs e Tufilândia também haverá Mutirão de cirurgias de catarata e glaucoma.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.