São Luís

Santa Casa deve indenizar pais de criança raptada

Imirante, com informações do TJ-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - A Santa Casa de Misericórdia do Maranhão irá pagar R$ 30 mil de indenização por danos morais a um casal que teve a filha recém-nascida raptada do hospital, em março de 2009. A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), que manteve sentença do juiz da 8ª Vara Cível de São Luís, Luiz Gonzaga Almeida Filho.

A mãe deu entrada na Santa Casa no dia 6 de março de 2009, em trabalho de parto, dando à luz a uma menina por volta de meio-dia. Às 15h os pais foram informados que ela desaparecera do berçário. O casal acusou a administração do hospital de não ter prestado assistência psicológica nem esclarecimentos sobre o desaparecimento da recém-nascida.

A criança foi encontrada 15 dias depois, em poder da técnica de enfermagem Danielly Alves Diniz, quando ela tentava registrá-la em seu nome, no cartório da Maternidade Benedito Leite. Ela teria sequestrado a menina com a ajuda de duas funcionárias da Santa Casa.

A maternidade recorreu da condenação, alegando que prestou toda assistência ao casal e empreendeu todos os esforços na recuperação da recém-nascida, considerando exacerbado o valor da indenização por se tratar de uma entidade de caráter beneficente, que atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A relatora do recurso, desembargadora Maria das Graças Duarte, negou os pedidos do recurso e manteve a indenização, ressaltando que o hospital cometeu ato ilícito gravíssimo ao ser omisso na prestação do serviço e ao permitir que a criança desaparecesse do berçário, submetendo os pais a 15 dias angustiantes sem informações sobre o paradeiro da criança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.