Consumidor

Operação Semana Santa do Inmeq identifica produtos abaixo do peso

Divulgação/Inmeq

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - Os produtos pré-medidos embalados em supermercados como peixes e mariscos estão sendo vendidos abaixo do peso discriminados nas embalagens. O alerta é do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA), órgão delegado do InMetro no Maranhão, após análises concluídas em laboratório esta semana.

Os produtos foram recolhidos na semana passada, durante a "Operação Semana Santa", realizada no período de 18 a 23 de março. Fiscais do Inmeq/MA recolheram de cinco supermercados da capital, amostras dos principais produtos comercializados no período da Semana Santa como peixes, carne congelada de siri, camarão e sururu já embalados e pesados, além de ovos de Páscoa.

De acordo com as análises do Inmeq/MA, numa mostra de 20 embalagens da carne de siri, oito continham peso abaixo do descrito na embalagem, com diferença de até 40 gm a menos. Já a pescada, de uma mostra de cinco, duas estavam peso abaixo, com diferença de até 30gm.

No caso do mexilhão, numa amostragem de 13 embalagens, cinco ficaram reprovadas, sendo identificada uma embalagem com 77gm a menos do que constava no rótulo. De cinco amostras do camarão congelado sem cabeça, três foram reprovadas - uma embalagem estava com 69 gramas a menos do que o indicado na embalagem.

Na análise feita em laboratório, os técnicos do Inmeq/MA pesam os produtos com e sem a embalagem. "O objetivo aqui é verificar se as medidas estão de acordo com o que está descrito no rótulo. Esta operação visa alertar o consumidor para que fique atento na hora da compra e não esteja pagando a mais pelo produto", explicou a chefe da Divisão de Pré-Medidos do Inmeq/MA, Camila Renata Ferreira dos Santos.

Durante a Operação Semana Santa, o Instituto recolheu também 60 amostras de ovos de Páscoa. As análises não constaram nenhuma irregularidade nestes produtos. No caso dos peixes, mariscos e crustáceos os fabricantes foram autuados.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.