São Luís

'Esquadrilha da Fumaça' se apresenta, nesta quarta-feira, em São Luís

Programação ocorre na Praça dos Pescadores, na Avenida Litorânea, a partir das 15h30.

Maurício Araya/Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10
 Sete aeronaves T-27 (Tucano) farão espetáculo no céu da capital. Foto: Arquivo/Divulgação/EDA.
Sete aeronaves T-27 (Tucano) farão espetáculo no céu da capital. Foto: Arquivo/Divulgação/EDA.

SÃO LUÍS – O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como "Esquadrilha da Fumaça", realiza, nesta quarta-feira (27), em São Luís, uma apresentação em comemoração aos 30 anos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) – celebrado no último dia 1º de março –, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) no Maranhão. As atividades têm início previsto para as 15h30, na Avenida Litorânea. A concentração ocorre na Praça dos Pescadores. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem da programação.

A abertura da programação será realizada pela banda de música do 24º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro. Na sequência, saltadores da Federação Maranhense de Paraquedismo (FMPq) realizam um show de saltos. Em seguida, a "Esquadrilha da Fumaça" realiza um total de 55 acrobacias com sete aeronaves T-27 (Tucano), de fabricação da Embraer, numa apresentação que dura, aproximadamente, 45 minutos. O público poderá, ainda, se informar sobre as formas de ingresso na FAB e conhecer o trabalho do centro de lançamento, por meio de uma programação paralela em uma das barracas instaladas no local, que inclui exibição de vídeos, distribuição de informativos e palestras.

Criado por meio do Decreto Federal nº 88.136 de 1º de março de 1983, o CLA tem por missão executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas-úteis e execução de testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica, relacionados com a Política Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial. Ao todo, mais de 400 foguetes já foram lançados de Alcântara em 85 operações.

Atividades

Em 2013, o CLA manterá as atividades da "Operação Fogtrein", com o Foguete de Treinamento Básico (FTB) e o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). É possível, ainda, que seja lançado o foguete de sondagem VS-30. De acordo com o diretor do CLA, coronel-engenheiro César Demétrio Santos, um lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS) – modelo desenvolvido pelo Brasil com a finalidade de colocar satélites na órbita do planeta Terra – deve ocorrer em 2014. Para este ano, está confirmada a "Operação Santa Bárbara", que vai testar as redes elétricas do foguete.

"O que vem de novidade, neste ano, é que a gente vai começar os testes das redes elétricas do VLS no intuito de realizar o lançamento. Em função da situação, hoje, eu acredito que, provavelmente, esse lançamento passe para 2014, porque nós estamos na dependência das licenças de instalação a serem autorizadas pelo Ibama, estamos no aguardo disso, mas são prédios que são necessários para fazer o lançamento. Nós vamos continuar lançando os foguetes suborbitais. É até uma maneira que manter nosso pessoal treinado", afirmou o diretor em entrevista ao Imirante na manhã desta quarta-feira.

Outras apresentações

A apresentação desta quarta-feira será a primeira de quatro exibições que o EDA realizará nos Estados do Pará e Maranhão ao longo desta semana. Nesta quinta-feira (28), a "Esquadrilha da Fumaça" se apresenta em São Geraldo do Araguaia (PA). Na sexta-feira (29), os pilotos retornam ao Maranhão para exibição de suas acrobacias em Açailândia e, no sábado (30), em Imperatriz.

VC no Imirante

Vai à apresentação da "Esquadrilha da Fumaça"? Envie sua foto ou vídeo para o VC no Imirante, o espaço do internauta no "portal do Maranhão". Para participar, basta acessar a página do VC no Imirante, clicar no botão "Envie agora" e acessar o sistema de envio.

Se você ainda não é cadastrado, basta se cadastrar, clicando aqui. O cadastro é rápido e fácil de fazer, além de ser completamente gratuito.

 Arte: Maurício Araya/Imirante.
Arte: Maurício Araya/Imirante.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

* Com informações da assessoria do CLA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.