Educação

Estudantes são certificados em projeto da Embaixada dos Estados Unidos

Divulgação/ Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - Os estudantes maranhenses participantes da primeira turma do projeto Young Teachers, Future Leaders (Jovens Professores, Futuros Líderes) receberam seus certificados, na noite de sexta-feira (15), durante a cerimônia realizada no Teatro Viriato Corrêa (Ifma/Monte Castelo). O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a embaixada dos Estados Unidos no Brasil foi prestigiado por alunos, professores e diretores de escolas públicas.

Entusiasmado com o êxito do projeto YTFL, que é vinculado ao Programa Jovens Embaixadores, o secretário Pedro Fernandes Ribeiro falou aos promissores jovens que "se garante um excelente futuro fazendo um grande presente", citando com exemplo os estudantes que foram certificados.

Como secretário de Educação, Pedro Fernandes destacou que abriu um canal permanente de diálogo com os pais, alunos, professores e gestores para construção de uma escola nova com espaços democráticos, princípios e objetivos definidos para ofertar ensino de qualidade.

A secretária-adjunta de Projetos Especiais da Seduc, Conceição Andrade, ressaltou o empenho dos participantes do programa Jovens Embaixadores, acrescentando que este comportamento faz parte da personalidade das pessoas que constroem o seu próprio caminho. Ela agradeceu aos parceiros do projeto e, principalmente, às famílias, que incentivaram os jovens a lutarem por um caminho de sucesso.

De acordo com Conceição Andrade "o YTFL é uma iniciativa pedagógica interessante e proporciona aos alunos de rede pública uma visão diferenciada de mundo, contato com diferentes culturas e modos de viver".

A cônsul de Assuntos Públicos da Embaixada Americana, Heidi Arola, que confessou ser egressa de escola pública, falou sobre a importância da missão diplomática norte-americana e a missão do departamento de diplomacia pública de buscar parcerias e promover o intercâmbio de experiências exitosas.

Falando em nome da primeira turma de participantes do projeto, a jovem embaixadora Ana Paloma Silva explicou detalhes do programa, narrou sua experiência durante sua permanência nos Estados Unidos e lembrou de sua trajetória como estudante de escola pública.

Ana Paloma frisou que participar do programa foi uma 'experiência de vida' e declarou que foi a concretização de um sonho, depois de tentar diversas vezes ser selecionada. Falaram, ainda, em nome dos formandos do YTFL os jovens embaixadores maranhenses Abraão Borges, Brenda Veneranda, Hermano Reis, Júlia Ferreira e Mattias Aguiar.

Projeto

Conectado ao Programa Jovens Embaixadores, o projeto YTFL é desenvolvido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e tem como parceiros a Seduc e o Instituto Federal do Maranhão (Ifma).

Coordenado pelos alunos Jovens Embaixadores em 2012, o YTFL proporciona aos alunos da rede pública o aprendizado, por meio de oficinas, de temáticas como identidade cultural; multiculturalismo; diversidade étnico-cultural dos países de língua inglesa; ativismo e voluntariado infantil.

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.