Crime

Quatro pessoas executadas por suposto acerto de contas em São Luís

No balanço feito de segunda a terça, foram registrados nove homicídios na Grande São Luís.

Imirante.com, com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - Mais dois homens são executados na capital maranhense na noite desta terça-feira (12). No bairro de Fátima, Raimundo Silva Mendes Filho, foi assassinado com vários tiros de pistola .40. O crime ocorreu por volta das 20h e foi praticado por dois homens em uma moto. No bairro do Lira, Jonatha Rafael Pinto também foi assassinado a tiros de pistola .40. O crime ocorreu por volta das 23h, e foi praticado por três homens em um veículo Golf Preto.

Dois ex-detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas foram executados a tiros no fim da manhã de ontem (12), na em São Luís. Os assassinatos ocorreram no centro da cidade e no bairro Liberdade.

O primeiro crime registrado ontem aconteceu em uma das esquinas da rua da Inveja com Santa Rita, nas proximidades da Praça da Alegria. A vítima foi o flanelinha Geovane Costa Freitas, conhecido como Purgatório, de 32 anos. Morador da Rua Getúlio Vargas, na Vila Mauro Fecury I (área Itaqui-Bacanga), o ex-presidiário que cumpria pena por tráfico de drogas foi alvejado com pelo menos seis tiros de revólver calibre 38.

- A vítima foi identificada por sua companheira, Fabíola Rodrigues Santos, de 25 anos. Ela nos informou que o marido havia saído sexta-feira [8] da penitenciária e que começou a trabalhar como guardador de carros, nesse trecho. Entretanto, algumas testemunhas denunciaram que ele utilizava desta ocupação para vender drogas - disse o sargento Pereira, comandante da guarnição do 9º Batalhão da PM, que esteve no local.

Segundo o que apurou o militar, Purgatório foi morto por um homem que se aproximou a pé e, depois de efetuar os disparos, fugiu pela Rua de Santa Rita, onde subiu na garupa de uma moto, pilotada por um cúmplice que o aguardava. A placa e modelo do veículo não foram anotados.

- A vítima estava presa desde agosto de 2012, pelo crime de tráfico de drogas, e pode ter sido morto por um provável acerto de contas com traficantes - cogitou o sargento.

Sumiço

No bairro Liberdade, também por volta das 11h30, foi dada a informação do assassinato de Cleiton Coelho Correio, de 24 anos. Ele, segundo informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), foi morto a tiros por dois homens moradores da localidade, identificados pela PM apenas como Pêu e um adolescente, que teriam ido "cobrar uma divisão malfeita de um roubo" praticado por eles. O Ciops confirmou o assassinato, mas o corpo não foi encontrado.

- Fomos informados pela família de que Cleiton Coelho, que morava no bairro Camboa, foi executado nas proximidades da 3ª Travessa Tomé de Sousa, no bairro Liberdade. O corpo da vítima, porém, teria sido levado por seus executores e desovado em um dos barracos abandonados da favela, nos quais não encontramos nada, ou ainda na maré - disse o sargento Gama, também do 9º BPM.

As buscas ao corpo de Cleiton Coelho se estenderam até o fim da tarde e mobilizaram não apenas os policiais militares, como equipes do Grupo Tático Aéreo (GTA) e do Corpo de Bombeiros. Durante as buscas, dois suspeitos foram detidos, mas negaram a autoria do crime. "A denúncia é de que Pêu teria fornecido a arma. Apreendemos o menor em casa, com a roupa molhada", completou o policial militar.

Renascença I

Franciscley da Costa Alves, conhecido como Branco, de 23 anos, foi executado com seis tiros de pistola calibre ponto 40, na manhã desta segunda-feira (11), na avenida Colares Moreira, bairro Renascença I. O crime aconteceu por volta das 11h, quando a vítima, identificada pela polícia como homicida, saiu da Lotérica Renascença e foi surpreendida por dois homens armados que estavam em uma moto.

- Quando a vítima se preparava para subir em sua motocicleta, uma Honda Bros preta [OIS-8644], a dupla criminosa se aproximou e o homem que estava na garupa, segundo testemunhas, desceu e chegou a tirar o capacete antes de começar a disparar contra a vítima, que inicialmente foi atingida com dois disparos - disse o tenente Carvalho, do 8º Batalhão da PM, que compareceu e ajudou a isolar o local do crime.

De acordo com a polícia, todos esses homicídios podem ter sido motivados por acerto de contas entre criminosos.

Balanço

De segunda pela manhã (11) até à noite de terça-feira (12), foram registrados nove homicídios na região metropolitana de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.