Evento

Encontro de Frequência Escolar do PBF é encerrado com saldo positivo

Divulgação/Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - Encerrado, nesta terça-feira (12), com avaliação positiva dos participantes, o 8º Encontro Regional de Frequência Escolar do Programa Bolsa Família (PBF) promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

O evento ocorreu em dois momentos: o primeiro, na segunda-feira (11), com o objetivo de sensibilizar prefeitos, secretários municipais de educação e gestores educacionais da importância do Programa Bolsa Família para garantir o acesso de todos à educação e o segundo momento foi realizado, nesta terça (12), com a capacitação para operadores municipais máster que irão trabalhar com o sistema que alimentação da frequência escolar de seus municípios.

Dentre os assuntos da capacitação dos operadores da frequência escolar foram discutidos a apresentação do processo de gestão do Programa Bolsa Família, o que é o sistema Projeto Presença, como iniciar o processo de informação da frequência e suas condicionalidades e o que compete a assistência a educação e a saúde

"A estratégia que foi encontrada para mobilizar as secretarias municipais de Educação foi fundamental para o saldo positivo desse encontro no Maranhão. Sem falar do envolvimento e do total apoio do secretário de Educação, Pedro Fernandes, em participar efetivamente da reunião. Vale ressaltar que o trabalho só terá sucesso se o operador máster da frequência tenha total apoio dos secretários de Educação", enfatizou Marcella di Santo, consultora da Coordenação Geral de Acompanhamento de Inclusão Escolar do Ministério da Educação (MEC).

Para Emanoel Sampaio Aragão, operador municipal master do município de Pedreiras, o treinamento auxilia na melhoria do atendimento. "Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Educação. Essa capacitação é indispensável para melhorar o atendimento no município. E é mais importante ainda para os que estão começando agora e que pela primeira vez estão tendo contato com todo esse processo", disse.

Segundo Vicente Monteiro da Silva Neto, operador master do município de Santo Antonio dos Lopes, a atualização dos profissionais é de suma importância para a melhoria do trabalho. "A atualização é essencial porque o programa trabalha por bimestre. A coleta de dados é de dois em dois meses e o sistema se aperfeiçoa rapidamente e temos que estar por dentro dessas mudanças", observou.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.