Brasil

Cachaça é reconhecida internacionalmente como produto brasileiro

A partir do dia 11 de abril a cachaça deixa de ser vendida como 'Brazilian Run' no EUA.

Com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

A negociação durou mais de uma década, mas finalmente que ao fim e com um resultado positivo. O 'Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau' (TTB) - órgão do governo americano especializado no comércio de álcool e tabaco – publicou um registro que reconhece a cachaça como produto genuinamente brasileiro.

A produção da cachaça faz parte da cultura Brasileira, e este reconhecimento evita que aconteça com o Brasil o que aconteceu com a Rússia, que perdeu o direito exclusivo internacional de usar o nome Vodca como uma marca do país, porque não tinha seu registro na Organização Mundial do Comércio (OMC). Mas como nada é de graça, o governo brasileiro agora terá 30 dias para formalizar o reconhecimento do "Bourbon Whisky" e o "Tennessee Whisky" como produtos genuinamente americanos.

Economicamente a novidade será muito boa para as cachaçarias brasileiras, segundo o Ibrac (Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comercio Internacional) o reconhecimento deve impulsionar as exportações para os EUA. Hoje, são vendidos para o mercado americano 700 mil litros por ano. E cidades como Salinas em Minas Gerais (Capital Mundial da Cachaça), que abrigam cachaçarias como a Seleta – a maior do Brasil – vão ganhar muito com o reconhecimento.

A cidade de Salinas conta ainda com a grande contribuição cultural e empresarial de Toni Rodrigues, proprietário da Seleta, natural de Salinas e que fabrica cachaça há mais de 40 anos. Toni é uma figura folclórica para muitos, mas para outros é inspiração de empreendedorismo inteligente. De grande barba grisalha, chapéu, um galho de arruda atrás da orelha e prosa impagável, Rodrigues costuma circular pela cidade montado em uma de suas mulas. Através de muita luta e desafios, o empresário visionário mudou o cenário da então ‘pinga’ que dominava o mercado, para apresentar ao país cachaças de grife e qualidade ímpar. Para ele, o segredo do sucesso consiste em três palavrinhas: Conhecimento, Habilidade e Atitude. “Estar dentro de toda essa historia me traz uma recompensa muito grande, sou feliz por ter dado início a essa fase que tanto valorizou a cachaça no Brasil”, declara o fundador da Seleta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.