São Luís

Polos turísticos maranhenses compõem novo banco de imagens da Embratur

As regiões retratadas apresentam belezas naturais, história, cultura, gastronomia e serviços.

Divulgação/Setur

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - Três dos principais polos turísticos do Estado - Região Metropolitana de São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas -, compõem o novo banco de imagens do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O trabalho que inclui as cinco regiões do Brasil no catálogo de oferta, tem o objetivo de renovar o banco de imagens dos pontos turísticos de todo o país, com foco nos segmentos sol e praia, ecoturismo, esporte, cultura, negócios e eventos. No Maranhão, as regiões contempladas focam as belezas naturais, história, cultura, gastronomia e serviços oferecidos.

Para o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, a iniciativa é extremamente importante, porque inclui o destino ao roteiro turístico internacional. “Sem dúvida, a iniciativa deve contribuir para atrair turistas estrangeiros, principalmente durante os grandes eventos, como a Copa do Mundo, que será realizada ano que vem. São Luís e os Lençóis devem receber maior concentração de visitantes, devido a proximidade com a cidade de Fortaleza”, ressaltou.

O polo São Luís foi o primeiro a receber os cliques da empresa Illuminati, responsável pela captação de imagens no estado. O conjunto arquitetônico de São Luís, além da cultura (com destaque para o bumba meu boi), a orla marítima e a rede hoteleira foram os principais registros na capital. Já em Alcântara, as ruínas históricas, casarões e festa do Divino Espírito Santo, também deverão constar no acervo fotográfico.

Na quinta-feira (7), as belezas dos Lençóis Maranhenses foram registradas. O local, internacionalmente conhecido pelo conjunto de dunas e lagoas, a exemplo das Lagoas Bonita e do Peixe, agora também terá como destaque a Lagoa da Esperança.

O produto, que passa a ser amplamente comercializado, está localizado dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Com pelo menos 39 km de extensão de água com cerca de 15m de profundidade, a lagoa da Esperança é perene, de água turva devido a grande vegetação em seu entorno. De acordo com as agências de turismo que já operam o produto, a Lagoa da Esperança, não possui ligação nenhuma com o Rio Preguiças.

“A lagoa da Esperança é mais um grande presente da natureza. Quando está muito cheia tem sua sangria no Rio Negro, divisa dos municípios, e durante todo o ano oferece um verdadeiro espetáculo de beleza natural tendo como pano de fundo as dunas dos lençóis”, explica Alfonso Leal, da Tropical Adventure.

O trabalho que teve início no mês de fevereiro, já capturou imagens da Chapada das Mesas, com destaque para as cachoeiras, ecoturismo e turismo de aventura do município de Carolina. O complexo de Pedra Caída assim como os serviços oferecidos na região compõe o book do polo.

Ao todo, serão 25 mil novas imagens, que poderão ser utilizadas gratuitamente em iniciativas de promoção do país como destino turístico.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.