Educação

Universitários e alunos de pós-graduação terão cursos de inglês pela internet

Planalto

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

BRASÍLIA - Estudantes de graduação e pós-graduação matriculados em universidades públicas ou privadas, com média mínima de 600 pontos em todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde 2009, podem ter curso de inglês na internet. Inicialmente, serão oferecidas dois milhões de senhas de acesso pessoal à versão online do programa "Inglês sem Fronteiras", que entrou no ar nesta terça-feira (5).

O programa oferecerá diferentes tipos de apoio à aprendizagem do idioma inglês. O módulo online é por meio da plataforma My English On-line (MEO), elaborada pelo setor educacional da National Geographic Learning em parceria com a Cengage Learning.

“O inglês se consolidou como a língua das ciências internacionais. Por isso, um dos objetivos deste programa é a proficiência na língua, pois o inglês é o que oferta mais oportunidades e opções de bolsas no 'Ciência sem Fronteiras'”, diz o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A meta é distribuir cerca de cinco milhões de senhas para que um grupo maior de estudantes, inclusive do nível médio, tenham a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma inglês de forma facilitada.

O programa "Inglês sem Fronteiras On-line" permitirá que estudantes de graduação e de pós-graduação desenvolvam o seu nível de proficiência com vistas ao ingresso no programa "Ciência sem Fronteiras".

Teste

Outra etapa do Inglês sem Fronteiras é o diagnóstico da proficiência do idioma. A Mastertest, empresa credenciada no Brasil pela Educational Testing Service (ETS), fará a aplicação de 500 mil testes Toefl para verificar o nível de inglês dos alunos das universidades brasileiras.

Esse módulo de diagnóstico é coordenado pela Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades federais. Todas as universidades selecionadas para este primeiro momento já estão cadastradas e com seus aplicadores treinados. Encontram-se no Brasil 250 mil testes Toefl/ITP prontos para serem aplicados, aguardando somente a finalização do sistema de inscrição.

A partir do diagnóstico do nível de conhecimento do idioma inglês feito pela Mastertest, os alunos que obtiverem melhor resultado podem ser selecionados para cursos presenciais. O MEC também pretende adotar medidas que visem apoiar e aprimorar as condições estruturantes dessas instituições públicas, para que o ensino do idioma estrangeiro possa ser ofertado de forma mais rápida e mais eficaz.

Uma dessas iniciativas é a expansão do programa Capes/Fulbright, chamado English Teaching Assistantships (ETA). Neste módulo está prevista a vinda de 200 professores americanos de língua inglesa, com experiência de ensino, provenientes de diferentes regiões dos Estados Unidos, para auxiliar as equipes dos módulos presenciais instaladas nos 59 núcleos de treinamento nas universidades federais participantes.

A expectativa é de que em um primeiro momento 20 mil alunos sejam atendidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.