Maranhão

Secretário destaca medidas para humanizar sistema penitenciário

Divulgação/ Sejap

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, destacou, na tarde de ontem (5), uma série de medidas no intuito de humanizar mais o sistema penitenciário do Maranhão. Entre as ações definidas, está a intensificação dos trabalhos de ressocialização. Além disso, ele ainda falou sobre a parceria entre Sejap e as instituições ligadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP), como é o caso da Polícia Civil - órgão onde Uchôa atuou por mais de 10 anos.

Para Sebastião Uchôa, um dos trabalhos essencialmente de reintegração social são as parcerias que objetivam garantir um ambiente prisional longe da ociosidade. A meta é ofertar educação e curso de capacitação profissional aos detentos do sistema. “O sistema penitenciário não é um ambiente de polícia, é um ambiente de ressocialização. O nosso foco será trabalhar a reintegração social dos internos tendo a certeza de quem ganha com isso é a sociedade”, afirmou o secretário.

Tendo como base as políticas públicas de humanização, Sebastião Uchôa acredita que para realizar, da melhor forma possível, essas ações será necessário que algumas unidades prisionais passem por reformas. De acordo com ele, a estrutura física adequada favorece condições propícias ao interno, facilitando, assim, que as ações com a finalidade de readaptar os detentos à sociedade aconteçam. “Vamos fazer um levantamento para saber quais unidades precisarão passar por reformas. Esta ação é mais que necessária para que os trabalhos de ressocialização venham ser intensificados”, contou Uchôa.

Já no âmbito da segurança a nova gestão não tem medido esforços. Delegado de Polícia Civil há mais de 10 anos, Sebastião Uchôa é o novo elo entre a Sejap e Secretaria de Segurança Pública. Sebastião contou que a parceria entre as duas instituições sempre existiu. Entretanto, com ele a frente da Sejap esta será fortalecida. “A minha relação com as três forças da segurança pública - Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiro - sempre foi de irmandade. Sei que tudo isso só vem somar, de forma positiva, para fazermos um bom trabalho”, pontuou.

Uchôa deixa claro que um dos quatro eixos bases de sua administração é a valorização do servidor. Segundo ele, estes profissionais são os atores principais da administração prisional. “Vamos trabalhar para que estes profissionais sejam, valorizados. A valorização de agentes penitenciários e outros servidores vem fortalecer diretamente os trabalhos de reintegração social”, observou Sebastião Uchôa.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.