Educação

Líder quilombola integrará Conselho Estadual de Educação

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - A ativista do movimento do negro da comunidade São Francisco, no município de Lima Campos, Maria José Palhano Silva, será a conselheira representante do povo quilombola no Conselho Estadual de Educação (CEE-MA), no novo exercício do colegiado do órgão. Ela foi apresentada, nesta segunda-feira (4), em reunião com os secretários de Estado Pedro Fernandes (Educação) e Claudett Ribeiro (Igualdade Racial) e a adjunta de Projetos Especiais da Seduc, Conceição Andrade.

"Espero colaborar para avançarmos mais nas políticas de educação quilombola e do campo, além de fortalecer a implementação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras", ressaltou a quilombola, que foi indicada pela Secretaria de Igualdade Racial (Seir).

Na ocasião, os dois secretários estaduais também discutiram a parceria para distribuição nas escolas públicas do livro "Em busca de Dom Cosme Bento das Chagas - Negro Cosme: Tutor e Imperador da Liberdade", da pesquisadora Mundinha Araújo.

Lançada em 2008, a obra permite uma releitura sobre uma importante revolta popular da História maranhense - a Balaiada. Além disso, o livro lança luzes sobre o polêmico Negro Cosme, hoje reconhecido como um dos mais importantes personagens da luta contra a escravidão no Brasil.

O Secretário Pedro Fernandes destacou a importância da obra para a formação dos estudantes e promoção de igualdade racial. Além de servir como instrumento didático para o ensino da História nas escolas.

Claudett Ribeiro também observou a contribuição da obra para o ambiente escolar. "Sabemos da importância que a obra tem para resgatar a História do nosso povo nas escolas, que podem trabalhar esse livro como material didático”, comentou.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.