São Luís

Defesa Civil participa de seminário sobre construção de comunidades

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - A Defesa Civil Municipal participou esta semana do Seminário Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres Comunitários que teve como tema "Comunidades Seguras, Como Construí-las?". Foram repassadas informações para a construção de moradias de forma segura a fim de evitar problemas com construções em áreas de risco.

Além da superintendente da Defesa Civil, Elitânia Barros, participaram do seminário membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). "A participação dos Núcleos num evento deste porte é resultado de um trabalho de grande alcance social que desenvolvemos diuturnamente, principalmente, junto às comunidades carentes que vivem em áreas de risco", afirma Elitânia Barros.

O representante comunitário da Cidade Olímpica e Residencial José Reinaldo Tavares, Wellington Batalha, destacou os esforços da Defesa Civil no atendimento às famílias que moram nas áreas de risco. "Só temos a agradecer às autoridades que muito nos tem ajudado nos momentos difíceis. É um momento ímpar para nossas comunidades se conscientizarem da necessidade de estarmos vigilantes a qualquer anormalidade que surja na área onde moramos", disse o líder comunitário.

A coordenadora de capacitação da Secretaria de Defesa Civil do Distrito Federal, Daniella Lopes, que proferiu a palestra tema do encontro, ressaltou o caráter de capacitação das comunidades através do evento. "O seminário reflete a preocupação, tanto da Plan – organização não-governamental – como da Defesa Civil Municipal e também do Estado do Maranhão, em inserir, cada vez mais, essas comunidades no processo de tomada de decisão, de quais as melhores ações que devem ser implementadas para que os riscos sejam reduzidos e os desastres, evitados", avaliou.

Também participaram do seminário representantes da Defesa Civil Estadual; a gerente-geral da Plan/MA, Célia Bonília; membros da Defesa Civil Municipal, a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa; entre outras autoridades.

*As informações são da Prefeitura de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.