São Luís

Prefeitura fará serviços para evitar alagamentos na Divinéia

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h11

SÃO LUÍS - Em mais um dia de força-tarefa para acompanhar de perto os problemas oriundos do período chuvoso na cidade, equipe de governo e vereadores, visitaram, na manhã de ontem (18), pontos de alagamento nos bairros da Divinéia, Vila Luizão e Salinas do Sacavém. A comissão percorreu os locais para dimensionar os problemas gerados pelas fortes chuvas que ocorrem na capital e providenciar as medidas necessárias a serem tomadas a fim de amenizar os danos ocasionados.

Retirada de areia, entulhos, resto de vegetação, garrafas de plástico e outros objetos e escavação de canais e galerias serão iniciadas pela prefeitura. Para isso, contará com o maquinário formado por caçambas, retroescavadeiras e escavadeira hidráulica.

“Um marca da nossa administração é esse contato com a população. É preciso estar perto das comunidades, presente, vendo in loco os problemas e providenciando as ações que devem ser executadas. Desse modo, junto com os moradores, estamos fazendo o mapeamento das intervenções a serem realizadas”, afirmou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, ao iniciar a caminhada pelos bairros.

Logo nas primeiras horas da manhã, o primeiro ponto visitado foi uma galeria situada na travessa Brasil, na Divinéia. Na companhia do vereador Marquinhos (PRB), que reside na área, o prefeito e secretários percorreram todo o corredor, que atravessa o bairro pelas ruas Uruguai, Jairzinho, Argentina, Madre Margarida, Euclides Teixeira, Proteção de Deus chegando até a Vila Luizão.

Segundo moradores que têm residências situadas próximas à galeria, a passagem de água transbordou devido ao acúmulo de areia e resíduos no leito. “Aqui choveu e alagou tudo em função dessa vala não ser limpa há bastante tempo. E com o entupimento gerado por esses entulhos, toda a área próxima foi alagada”, disse a dona de casa Maria das Graças, uma das que teve a casa atingida. Ela, que mora com o marido e mais três filhos, agradeceu a presença do prefeito. “Fico mais tranquila porque ele viu as nossas dificuldades e se sensibilizou com os prejuízos”, disse.

O prefeito determinou a limpeza e desobstrução da galeria. Ainda na região, a equipe de governo averiguou as condições do canal do Santa Rosa, que também transbordou.

“Nossas equipes farão a limpeza retirando todos os materiais inúteis que impedem uma velocidade maior na vazão dos fluidos e fazem, dessa forma, com que a água fique represada. Além disso, já designamos às nossas equipes de limpeza que façam o recolhimento do lixo que encontramos acumulados em algumas vias”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), José Silveira.

Salinas do Sacavém

Em seguida, o prefeito, acompanhado de secretários, assessores, lideranças comunitárias e os vereadores Pavão Filho (PDT), Professor Lisboa (PCdoB), Rose Sales (PCdoB), Honorato (PT), Josué Pinheiro (PSDC) e Ricardo Diniz (PHS) deslocaram-se até o Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira.

Inaugurado em 2002, pelo então prefeito Jackson Lago, a unidade de saúde está desativada, há um ano e cinco meses. Sucateada e em total estado de abandono, deixado pela gestão anterior, o posto apresenta deficiências em toda sua estrutura física. Não há material hospitalar e o prédio apresenta falhas em sua estrutura.

Na ocasião, um grupo de moradores e lideranças comunitárias apresentou documento solicitando a reativação do centro. Após inspecionar todos os setores da unidade de saúde, que conta com consultório, emergência e depósito de medicamentos, o prefeito Edivaldo assegurou melhorias. "A gestão municipal se emprenhará para que o posto volte a funcionar em poucos meses", garantiu.

Uma equipe da Semosp será enviada ao local para fazer um levantamento dos serviços que devem ser executados na reforma.

Canal do Rio das Bicas

Logo após, a comitiva se dirigiu à rua da Salina, onde fica uma parte do Canal do Rio das Bicas, que transbordou. A moradora Vaneide Serejo relatou que na última chuva as águas invadiram sua casa.

“Faz três anos que fiz minha casa e neste período toda vez é sempre a mesma coisa, basta chover para que entre água na minha casa”, contou. Ela ressaltou que é a primeira vez que um gestor público presencia o problema. “Ficamos satisfeitos, pois o prefeito veio aqui e ordenou que fosse feito um serviço emergencial”, acrescentou Vaneide.

A medida encaminhada será uma limpeza de imediato. De acordo com o titular da Semosp, José Silveira, o Canal do Rio das Bicas, que teve as obras inacabadas deixada pela gestão anterior, assim que concluído irá solucionará de uma vez por todas o grave problema de alagamentos na região.

Ao finalizar a incursão de ontem (18), o chefe do Executivo municipal foi até as áreas de risco do Salinas do Sacavém. Ele percorreu a pé todos os pontos, verificou as condições e dialogou com os moradores.

As informações são da Secom da Prefeitura de São Luís.

Para ler mais notícias do Imirante, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.