Comportamento

De 4 a 8 milhões de brasileiros sofrem de transtorno bipolar

Com a modernização dos conhecimentos, chegou-se às definições mais precisas.

Com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

Com o lançamento do filme "O lado bom da vida", concorrente ao melhor filme, trouxe em cena novamente o Transtorno Bipolar, hoje chamado Espectro Bipolar pelo número de quadros clínicos ‘símile’ que o acompanham, é classificado como um Transtorno de Humor e antigamente chamado de PMD – Psicose Maníaca Depressiva. Com a modernização dos conhecimentos, os seus conceitos foram revistos e chegou-se às definições mais precisas.

“É uma doença mental séria, que acomete de 2 a 4% da população, ou seja de 4 a 8 milhões de brasileiros sofrem deste transtorno. A sua gravidade, com riscos de morte tanto na fase de depressão (suicídio) quanto na fase da mania (por exaustão face à agitação), faz da doença um grande problema médico-social e de alto impacto de custos financeiros pelo absenteísmo e por custos indiretos”, explica o coordenador do Departamento de Psiquiatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Vladimir Bernik.

Confira entrevisa concedida por Dr. Vladimir Bernik à LBV TV para o programa "Viver é Melhor":

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.