Meio ambiente

Vice-governador participa do lançamento de programa de reposição florestal

Divulgação/Vice-governadoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS - O vice-governador Washington Luiz destacou a preocupação do Governo para equilibrar o crescimento do Estado, com a preservação do meio ambiente durante o lançamento do Programa de Compensação e Reposição Florestal na Ilha de São Luís, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e a Vale, no Sítio Rangedor, nesta terça-feira (5). "O trabalho de compensação é fundamental para equilibrar o crescimento do Estado, sem agredir o meio ambiente", acentuou o vice-governador no canteiro de obras instalado na Estação Ecológica do Sítio Rangedor, na Avenida Luís Eduardo Magalhães, em São Luís.

Washington Luiz, também, salientou a importância do programa da Sema para a sustentabilidade do Maranhão, buscando a parceria com a iniciativa privada e a sociedade civil. "Essa ação demonstra um exemplo da parceria exitosa entre o público e o privado para o desenvolvimento do Maranhão. Todos precisam agir juntos para equilibrar desenvolvimento e a preservação ambiental. Que essa parceria sirva de exemplo para todo o Maranhão", observou.

Dorgival Pereira, gerente de Relações Institucionais da Vale, destacou que a iniciativa visa atender a legislação ambiental e, também, integra a política que a Vale desenvolve no mundo inteiro com programas de preservação e proteção de áreas ambientais, em parceria com o poder público. "Esse programa é a tônica da parceria que temos desenvolvido com a Sema no Estado e que vamos ampliar cada vez mais, a exemplo de outros países onde estamos instalados", disse.

O secretário Vitor Mendes ressaltou o reconhecimento que a governadora Roseana vem dando a Sema, como exemplo da criação da Superintendência de Áreas Protegidas, para atuar diretamente na conservação de áreas ambientais. Sobre o programa de compensação, o secretário informou que serão plantadas nas áreas do Rangedor e do Bacanga cerca de 400 mil mudas, em quase dois anos. "Isso representa um renascimento para essas áreas e, também, aumenta a responsabilidade do poder público de manter e dar a atenção devida", enfatizou acrescentando que além da reposição ambiental, a Vale vai acompanhar a evolução das mudas.

O Programa de Compensação e Reposição Florestal será iniciado, neste mês de fevereiro, na Estação Ecológica do Sítio Rangedor e, em outubro do corrente ano, no Parque Estadual do Bacanga. Será realizado o plantio de 48 mil mudas na Estação Ecológica do Sítio Rangedor e 289 mil mudas no Bacanga, totalizando 337 mil mudas de espécies nativas, entre elas bacuri, pau d'arco amarelo, cajá e jacarandá. A escolha das espécies partiu de um levantamento feito nos locais que receberão as mudas e áreas adjacentes.

O plantio das mudas ocorrerá no primeiro ano do programa e a manutenção e a reposição de mudas nesses locais serão realizadas nos dois anos seguintes. Na Estação Ecológica do Sítio Rangedor, o Programa de Compensação e Reposição Florestal será implementado em uma área de cerca de 25 hectares. Já no Parque Estadual do Bacanga será em uma área de 166 hectares.

Para ler mais notícias do Imirante, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.