Maranhão

MA mantém média recorde de cobertura vacinal contra a febre aftosa

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS - Apesar da estiagem que assolou o Maranhão, prejudicando não só o plantio, mas também a pecuária, o Estado conseguiu atingir 96,38% de imunização do rebanho de bovinos e bubalinos durante a II Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizada no período de 01 de novembro a 30 de dezembro de 2012. O anúncio do resultado da campanha foi feito na manhã desta segunda-feira (4) pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, durante coletiva de imprensa, realizada no gabinete do órgão.

Cláudio Azevedo ressaltou que essa foi uma das campanhas mais difíceis de ser realizada. "Mesmo com a dificuldade de manejo e para a manutenção do peso do animal, alcançamos o terceiro maior índice das campanhas oficiais, permanecendo com uma imunização acima dos 90%, dentro dos critérios exigidos pelo Mapa [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] para que o Maranhão seja classificado como Zona Livre de Febre Aftosa. Ou seja, já cumprimos com nosso dever técnico, agora dependemos do Ministério cumprir a sua e declarar o reconhecimento nacional da zona livre", disse ele.

As exigências, às quais o secretário se referiu, fazem parte do Projeto de Ampliação da Zona Livre de Febre Aftosa, desenvolvido pelo Mapa, que prevê a nova classificação, em bloco, de sete Estados do Nordeste e a região Leste do Pará. "Vamos solicitar audiência com o Ministério e todos os secretários de agricultura dos estados concorrentes à zona livre para tratar da classificação nacional e também da classificação internacional, junto à Organização Internacional de Episotias", informou Cláudio Azevedo.

Vale ressaltar que em dezembro do ano passado o Mapa divulgou o resultado da sorologia realizada em 10.800 animais de aproximadamente 400 propriedades rurais, onde foi constatada a não circulação do vírus da aftosa no rebanho maranhense.

O resultado, bem como a melhor nota de avaliação das auditorias realizadas nos Estados que compõem o bloco, atendendo a 89% dos itens pesquisados no serviço de atenção veterinária prestados pelos órgãos estaduais, credencia o Maranhão a receber a certificação do Mapa, que, como enfatizou Cláudio Azevedo, está dependendo da conclusão do resultado nos outros estados concorrentes, que ainda estão finalizando o processo de sorologia e estão realizando as campanhas de vacinação.

Aumento do rebanho maranhense

Outro resultado positivo ressaltado pelo secretário, durante a apresentação dos resultados da campanha à imprensa, foi o aumento do rebanho maranhense, contrariando as expectativas de perda geradas pela estiagem. "Em alguns municípios, sobretudo na fronteira com o Piauí, houve perda de muitos animais, mas foram incorporados 91.520 bovinos e bubalinos ao rebanho local, que atualmente é de 7.480.370 cabeças de animais", informou Cláudio Azevedo, que fez questão de agradecer o empenho dos criadores.

Também estavam presentes na coletiva o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Sagrima, Fernando Lima, o coordenador de Defesa Animal do órgão, Lauro Queiroz e o presidente do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Osvaldo Serra.

Fernando Lima ressaltou que a Aged traçou diversas estratégias para não prejudicar a imunização do rebanho maranhense. "Diante da estiagem e dos baixos números da campanha identificados no início, prorrogamos - autorizados pelo Mapa, o prazo por mais 30 dias para o criador vacinar seu rebanho, e por mais 20 dias para que ele comprovasse a vacinação junto aos escritórios da Aged", destacou o diretor geral.

Os números revelados pela Aged comprovam o esforço do governo estadual em manter o excelente índice de cobertura vacinal alcançado nas últimas campanhas, que foi de 97%, um recorde em mais de dez anos de campanhas oficiais.

Cerca de 1.200 propriedades tiveram seus rebanhos vacinados de forma assistida, com a presença de fiscais da agência. Outras 148 propriedades (23% a mais que na última campanha) foram beneficiadas com mais de 40 mil doses de vacinas doadas pelo governo estadual, Fundepec e Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) a pequenos criadores em assentamentos rurais, áreas indígenas e quilombolas e áreas de risco.

O presidente do Fundepec, Osvaldo Serra, elogiou a parceria com o governo estadual e disse que os criadores estão cada vez mais conscientes de sua participação nesse processo de atingir a nova classificação sanitária. "Os criadores contribuem com a doação ao Fundepec, realizada por meio de arrecadação na Guia de Trânsito Animal, porque acreditam no trabalho realizado pela Aged", afirmou ele.

Para ler mais notícias do Imirante, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.